Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura segue à disposição para receber manifestantes da Ilha dos Marinheiros

15/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Na tarde desta terça-feira, 15, foi realizada uma manifestação pacífica em frente à Prefeitura Municipal do Rio Grande. Organizada por moradores da Ilha dos Marinheiros, o protesto reivindica a rápida reconstrução da ponte Wilson Mattos Branco, que faz a ligação entre ilha e cidade. A ponte está interditada desde maio de 2024, devido aos estragos causados durante as enchentes que assolaram diversos municípios do Rio Grande do Sul.

O secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, o secretário executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel, e a chefe de gabinete da Prefeita, Maria Rozana de Almeida, colocaram-se inteiramente à disposição para receber os manifestantes no Executivo Municipal, ouvir as suas demandas e conversar sobre a atual situação das obras da ponte. Porém, neste primeiro momento, os moradores da ilha informaram que não desejavam realizar uma reunião na Prefeitura, apenas fazer a sua manifestação pacífica.

No início do mês de abril, dia 1º, a prefeita Darlene Pereira esteve na Ilha dos Marinheiros, acompanhada da secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais – GPPE, Giovana Trindade, além da equipe responsável pela supervisão da obra. Na ocasião, a prefeita conversou com os moradores e explicou sobre o andamento da reconstrução da ponte. 

De acordo com o secretário Cláudio Costa, foi encaminhado junto à Defesa Civil Nacional o pedido de um aditivo de contrato, que permitirá a liberação do recurso que já foi repassado ao município e será destinado ao restante da obra. O aditivo, que necessita apenas da assinatura de autorização, prevê nova dragagem para a sustentação de pilares, teste de carga e colocação de membrana de contenção. 

Para amenizar os transtornos, há uma balsa atuando no acesso à ilha das 06h30 às 22h. Durante o período noturno, a balsa opera na travessia de veículos para atendimentos em saúde, iluminação e outras emergências. A partir da próxima terça-feira, 22, a Prefeitura disponibilizará uma ambulância na ilha, no período da noite.

Até a publicação desta matéria, o secretário Cláudio Costa, o secretário executivo da Defesa Civil e a chefe de gabinete da prefeita seguiam disponíveis para receber a comunidade a qualquer momento.

Compartilhe:

de

1

Leia notícias relacionadas