Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

GPPE acompanha todo o processo de recuperação da ponte da ilha dos Marinheiros

18/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A secretária Giovana Trindade (Gabinete de Programas e Projetos Especiais - GPPE) e o secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa estiveram reunidos, na tarde desta sexta-feira (18), quando atualizaram as informações sobre o andamento das obras na ponte da ilha dos Marinheiros. Conforme a titular do GPPE, o Executivo Municipal finalizou e entregou à Defesa Civil Nacional o projeto de reconstrução da principal ponte, avariada em maio de 2024, devido às enchentes, e já há sinalização positiva do órgão federal para o financiamento da segunda etapa da obra. Além disso, foi solicitada a inclusão da balsa no novo processo licitatório, para atendimento da população durante o período de obras, previsto, inicialmente, para 180 dias.

Durante essa semana, uma reunião virtual entre a Defesa Civil Nacional e Municipal mais o GPPE e outros gestores municipais, teve o objetivo de atualizar o órgão nacional sobre o andamento dos trabalhos executados atualmente e apresentar o projeto para a segunda fase, que é o da reconstrução da ponte. Giovana Trindade e o secretário Cláudio Costa explicaram que o prazo previsto para a execução da reconstrução da obra da ponte principal é de seis meses, podendo começar após a aprovação final do projeto pela Defesa Civil Nacional, prevista para setembro. 

Eles destacaram que foi possível adiantar o envio do projeto graças à estabilização da ponte, alcançada com obras como a dragagem e a concretagem e que os testes de carga comprovaram essa estabilidade. O laudo desses testes foi solicitado pela Defesa Civil como parte do processo de liberação dos recursos para a segunda etapa da obra. “Assim que o orçamento for aprovado pela Defesa Civil Nacional, será aberta a licitação da obra”, lembrou a secretária. 
Essa segunda etapa encaminhada à Defesa Civil Nacional propõe a instalação de novos pilares nos locais afetados, com estacas profundas e reforços estruturais por meio de vigas. A licitação para esse projeto tem previsão contratual de 180 dias e possibilidade de aprofundamento do projeto, como sondagens e estudo hidrológico. A consultoria técnica da Furg seguirá acompanhando todas as etapas do processo, desde o projeto básico até a execução da obra.

Ponte menor

A secretária explicou ainda que um contrato anterior à enchente de maio de 2024 foi paralisado devido àquele desastre climático, mas foi retomado para se elaborar um projeto de recuperação da ponte menor. Hoje, a empresa Bertoni Engenharia está realizando sondagens e estudos técnicos nas duas pontes, com foco na ponte menor, que apresenta sinais visuais de deterioração, há vários anos, e especialmente na parte inferior. A empresa deve entregar um laudo técnico com os resultados das análises.

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas