Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

“CRAM ao ar livre” leva atividades de autocuidado e conscientização à comunidade

01/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Na tarde ensolarada de sexta-feira (31), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) promoveu o evento “CRAM ao Ar Livre”, na Praça Sete, no centro da cidade. A atividade integrou a programação do Outubro Rosa, levando à comunidade momentos de autocuidado, informação e acolhimento.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Dianelisa Peres, destacou o encerramento do Outubro Rosa com uma ação voltada à valorização das mulheres e ao fortalecimento da rede de atendimento.

"Estou muito feliz com essa atividade, fechando o Outubro Rosa com chave de ouro. O serviço de atendimento à mulher em situação de violência já existe há dois anos e nós sabemos o quanto o CRAM é importante para a sociedade. Temos uma rede bem forte de atendimento voltado às mulheres”, afirmou.

Durante a ação, o público teve acesso a diversos serviços gratuitos, como maquiagem, corte de cabelo, manicure, massagem, orientações sobre saúde bucal e prevenção do câncer de mama. O evento também teve a presença da Delegacia de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPPGV), que repassou informações sobre os canais e formas de denúncia.

A psicóloga e coordenadora do CRAM, Deiza Alessandra Gomes, avaliou o evento como um momento de grande participação e fortalecimento da rede.

"O evento foi muito bom, tivemos um público expressivo. Recebemos pessoas de todos os CRAS do município e conseguimos promover momentos de autocuidado, além de divulgar os serviços e explicar o que é o CRAM. Nosso objetivo é que cada vez mais mulheres se libertem da violência e possam viver da forma que merecem”, ressaltou.

O evento contou ainda com o Varal do Afeto, montado pelo CRAM, que distribuiu mais de 200 peças de roupas à comunidade.

“No CRAM nós temos o Guarda-Roupa Lilás, onde recebemos doações de roupas para as mulheres que sofreram violência. Neste evento, onde atendemos um público ampliado, trouxemos as roupas para que as pessoas pudessem escolher e levar para casa peças muito bem cuidadas e higienizadas. Todas saíram muito felizes com as doações e, para nós, é muito gratificante”, completou Deiza.

Secretária Nacional participa do evento

A atividade também contou com música, dança, gastronomia, orientações e serviços gratuitos, em um momento de acolhimento e integração com a comunidade. O "CRAM ao Ar Livre" também recebeu a visita da secretária Nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, que falou sobre a importância da iniciativa.

"A atividade foi um sucesso e todos puderam interagir. Aqui nesta praça tivemos comida, música e serviços à disposição das mulheres. O CRAM cumpriu com o seu papel, que é o processo tanto de prevenção quanto de conscientização das mulheres em relação aos seus direitos e aos cuidados preventivos em relação ao câncer de mama”, disse.

Rosane também ressaltou o papel das gestões municipais na implementação das políticas voltadas às mulheres:

“Gostaria de trazer o abraço da ministra Márcia Lopes a cada uma de vocês. Sabemos que a política pública para as mulheres acontece desde o território, então é fundamental que as prefeituras assumam as políticas para as mulheres como um tema central em seus governos. E é isso que está acontecendo por aqui, através da prefeita Darlene, que tem esse compromisso”, finalizou.

Compartilhe:

de

33

Leia notícias relacionadas