Notícias
Mesa do Grande Pacto pela Inovação se reúne e recebe novos membros
12/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Na manhã desta quarta-feira (12), a Mesa do Grande Pacto pela Inovação se reuniu na Câmara do Comércio do Rio Grande. Na oportunidade, foram apresentados os novos membros do board - ou conselho administrativo. Entre eles estão o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar, Vítor Magalhães, e a prefeita Darlene Pereira. A reunião também contou com a presença de representantes de diferentes instituições como a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Oceantec - Parque Tecnológico do Mar, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), entre outros.
Durante o encontro, foi apresentado um breve resumo sobre o conceito do Grande Pacto Pela Inovação, e também os projetos já desenvolvidos desde dezembro de 2022. A mesa destacou algumas iniciativas que já estão saindo do papel, como o fomento à Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica, o desenvolvimento da Plataforma de Empregabilidade e o projeto de revitalização dos pavilhões do Porto Histórico. De acordo com a mesa, o objetivo é fazer da cidade do Rio Grande uma referência Internacional em economia azul.
Participando pela primeira vez de uma reunião da mesa do Grande Pacto pela Inovação, a prefeita Darlene Pereira destacou a importância da reunião e do trabalho conjunto entre as frentes. “Essa união de forças é fundamental para o impulsionamento da economia azul e o desenvolvimento sustentável na nossa cidade. Nós sabemos que somos parte importante do pacto, cada um de nós cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento do Município. A partir dessa estrutura, com todos trabalhando juntos, vamos fazer de Rio Grande uma referência nacional em economia azul”. O secretário Vítor Magalhães também destacou a importância da união e cooperação entre as partes. “Nós entendemos que esse projeto vai ajudar muito a cidade a crescer, com as instituições trabalhando juntas, todos alinhados para alcançarmos um resultado positivo para o Município”.
O próximo passo
A reunião também foi o momento da abertura oficial de propostas para o ciclo 2026. O primeiro passo é a inscrição para o Workshop de co-criação de projetos. Essa fase tem como objetivo apoiar a construção das novas propostas, funcionando como um espaço colaborativo para transformar ideias em projetos estruturados, conectando pessoas, instituições e propósitos para fortalecer o ecossistema de inovação na cidade. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro, mesmo mês em que acontecerá o próximo encontro da mesa, que terá como intuito avaliar os projetos enviados para o novo ciclo. O envio de propostas deve ser feito através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdQ6G4w74E5dYYSwOMAZT4docGUdGz50EdB8GGkVRE47n95Q/viewform?pli=1
Sobre o Grande Pacto pela Inovação
O Grande Pacto pela Inovação reúne representantes da chamada “quádrupla hélice”, formada pelo Poder Público, Universidades, Iniciativa Privada e Sociedade Civil Organizada. O objetivo do pacto é criar uma governança capacitada a impulsionar maior inovação, atraindo investimentos e fomentando o ambiente positivo ao empreendedorismo e startups.
Compartilhe:
de
26