Notícias
Emancipa Família Gaúcha forma 56 pessoas em cursos de qualificação
01/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
O governo do Estado e a Central Única das Favelas (CufaRS), em parceria com a Prefeitura Municipal, realizaram a cerimônia de formatura de 56 pessoas que participaram dos cursos de qualificação profissional oferecidos no âmbito do Programa Emancipa Família Gaúcha. Além do certificado, formandas e formandos receberam um kit para exercício das respectivas profissões, no valor de R$ 1500. Os cursos tiveram duração de um ano oferecendo cartão para gastos com deslocamento ou alimentação. Aqui no Município, foram desenvolvidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Altamir Lacerda do Nascimento, onde também ocorreu a formatura. O programa elegeu famílias em vulnerabilidade, em 31 municípios afetados pela enchente de 2024.
Representando a prefeita Darlene Pereira, o secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Claudio Costa, salientou a importância do projeto: “foi realizado qualificando essas pessoas para o mercado do trabalho, realizado com o Estado e a Cufa, que tem esse trabalho nas comunidades. E o Município apoiando com escola e outras estruturas para que isso acontecesse. Estamos muito felizes por ter acontecido isso no nosso município. Mais de 60 pessoas saíram daqui hoje não só com qualificação profissional, mas com os kits para realizar isso, seja como manicure, culinária e outros”.
Vanessa Silveira Passos, moradora do Bairro Getúlio Vargas, era só felicidade com o certificado e o kit: “o curso foi maravilhoso”, afirmou. “Só agradecer por essa oportunidade. O curso agregou bastante e tenho certeza de que vai abrir portas para o mercado de trabalho. Fiz curso de auxiliar administrativo, os professores eram ótimos e vai me ajudar a seguir em frente”, disse Vanessa. Já a diretora da EMEF Altamir, Janice Almeida, destacou a missão da escola como espaço de formação, cuja missão é ajudar a formar pessoas. “Quando recebi a proposta de abrir a escola, eu pensei ‘meu Deus do Céu, quanta gente nós podemos ajudar’. E elas trouxeram os filhos pra cá, a Cufa tinha gente pra cuidar dessas crianças, elas tinham assistência na alimentação e a gente viu o quanto pode ajudar essas famílias”.
Esteve presente também o diretor do Departamento de Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Matione Sônego, que destacou a parceria entre Estado, Cufa e Prefeitura. “Aqui em Rio Grande, conseguimos a parceria da Prefeitura, através da prefeita Darlene Pereira, e através da escola que cedeu esse espaço, conseguimos fazer a qualificação aqui na escola, sem custo para o Estado ou para a entidade que está organizando o projeto. Então ficamos muito felizes com essas parcerias que dão certo. Quando junta governo do Estado, organizações da sociedade civil, prefeitura, unindo forças pra fazer acontecer, para qualificar as pessoas, inserir essas pessoas no mercado de trabalho”. Sônego lembrou que o programa vai qualificar 2.200 pessoas no Rio Grande do Sul.
Já o representante da CufaRS, Eduardo Cardoso, disse que foi um momento muito especial. A Cufa esteve presente em praticamente todos os municípios atingidos pela enchente. “Estivemos em 92 municípios com auxílio humanitário. E agora nós estamos também auxiliando no recomeço de vida dessas pessoas, através dos cursos de qualificação e, ao final do curso, com a entrega dos kits de iniciação profissional, e nós temos certeza de que com a parceria da Prefeitura, da prefeita dessa cidade, dos vereadores, nós conseguimos fazer essa linda entrega hoje aqui na cidade, e ficamos à disposição para que mais cursos, mais atividades para a emancipação das pessoas possam ser desenvolvidas. E contem conosco”, finalizou Cardoso.
Compartilhe:
de
0