Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura promove formação para trabalhadores que atuam no atendimento a povos indígenas

01/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (3) a Coordenadoria de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (CMPPI) dá início ao projeto “Formação Intercultural – letramento e diálogo entre saberes”. A programação continua na quinta-feira (4) e é destinada para equipes que atuam no atendimento a povos indígenas, como trabalhadores da Saúde, Assistência Social, Educação e membros do Conselho Municipal dos Povos Indígenas.

A atividade será dividida em quatro momentos, em horários e locais específicos para cada turma, conforme o cronograma disponível nas imagens. Neste primeiro módulo, será abordada a perspectiva antropológica.

De acordo com a titular da Coordenadoria, Tatiana Freitas, a proposta surge de uma demanda apresentada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), a partir da necessidade de uma formação intercultural para profissionais que atuam no atendimento das aldeias. “É uma oportunidade para que as equipes possam conhecer um pouco mais os povos indígenas na sua realidade, na sua vivência diária. A intenção é possibilitar essa aquisição de conhecimento”, diz.

Diante desse contexto, a formação será dividida em quatro módulos: antropológico, jurídico, sociológico e de políticas públicas. O primeiro aspecto será o antropológico, a ser trabalhado pela doutora em antropologia Mariana Soares. Mariana é a responsável técnica da Emater em nível estadual para o tema das comunidades indígenas e tem apoiado ações da CMPPPI em Rio Grande.

“É uma pessoa que tem muito conhecimento. Então é uma ótima oportunidade para os trabalhadores compreenderem muitos detalhes, que muitas vezes acabamos não percebendo no dia a dia. São características culturais dos povos indígenas, mas que por vezes são vistas com uma carga de preconceito. A Mariana vai poder nos explicar esse tipo de informação”, comenta Tatiana.

Servidores ou trabalhadores públicos que atuam no atendimento à população indígena podem fazer inscrição AQUI: As vagas são limitadas.

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas