Notícias
Refinaria e Prefeitura ajustam projeto sobre cadeia de fornecimento de óleo usado
20/02/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) e a Prefeitura do Rio Grande assinaram Memorando de Entendimento para planejamento e execução de um projeto-piloto para desenvolvimento da cadeia de fornecimento de óleo de cozinha usado (UCO na sigla em Inglês - Used Cooking Oil). O gerente de Novos Negócios João Luis Bulla apresentou nesta sexta-feira à prefeita Darlene Pereira, a formatação do projeto, que seguirá critérios das certificações internacionais.
Bulla explica que existe uma crescente demanda global por combustíveis sustentáveis e rastreáveis, o que reforça a importância das cadeias de suprimentos cada vez mais transparentes, seguras e alinhadas às normas internacionais de sustentabilidade. “Nesse contexto, a certificação ISCC CORSIA (International Sustainability and Carbon Certification – Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) surge como um marco fundamental para assegurar que matérias-primas de origem residual, como o óleo de cozinha usado (UCO) sejam coletadas, manuseadas e encaminhadas de forma ambientalmente responsável e totalmente rastreável”, afirma o documento assinado.
O projeto-piloto vai estabelecer e documentar a estrutura do sistema de gestão para implementação de Pontos de Origem de óleo de cozinha usado em Rio Grande, para fornecimento às unidades de processamento, conforme os requisitos da certificação ISCC CORSIA, para utilização de combustíveis de aviação renováveis e também para a Unidade de Craqueamento Catalítico da RPR.
O cronograma de implementação do projeto prevê três etapas, sendo o primeiro ano para estudo da viabilidade técnico-econômica; o segundo para estruturação do projeto-piloto e o terceiro para treinamento e qualificação dos Agentes Ambientais.
Compartilhe:
de
3