Notícias
Último dia do Fórum da Economia Azul trata de mudanças climáticas e do Grande Pacto
17/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

O último dia do 3º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul debateu temas como planejamento espacial marinho, mudanças climáticas, descarbonização, hidrogênio no Rio Grande do Sul e o Grande Pacto pela Inovação e Economia Azul no Rio Grande. A programação iniciou às 9h com o painel “Planejamento Espacial Marinho”, mediado pelo diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha. A palestra contou com a participação do Comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior.
Segundo o vice-Almirante, a realização do Fórum foi uma oportunidade para trazer mais conhecimentos e, consequentemente, fomentar o debate da economia azul na cidade. “É uma oportunidade muito importante para toda a comunidade marítima. Uma realização que traz à baila uma série de assuntos relevantes, não só para a região, mas também para o desenvolvimento do país. Então, a economia azul é um assunto. Nós tivemos apresentações bastante relevantes, não só relacionadas ao planejamento espacial marinho, mas também ao desenvolvimento de clusters tecnológicos navais, que foram abordados ao longo da semana. É um conjunto de apresentações que, ao final da semana, vai trazer ainda mais conhecimento para todos os que aqui tiveram a oportunidade de participar”, afirmou.
Ainda na parte da manhã, o Fórum apresentou o painel “Projeto de Hidrogênio para o RS”, com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. A palestra teve como foco a transição energética do Rio Grande do Sul por meio do uso do Hidrogênio Verde, visando construir um novo ramo na matriz econômica de alta tecnologia. Já no período da tarde, o Fórum recebeu o terceiro painel do dia com o tema: “Descarbonização no contexto da economia azul”, com mediação de Henrique Ilha e participação do representante da empresa ARVUT Licenciamento Ambiental, Kayo Soares, a representante da Souto Correa Advogados, Mariana Niquel, e o ecólogo e professor da FURG Marcelo Dutra.
O foco do painel foram as práticas ESG, conjunto de ações que visam a responsabilidade social, ambiental e de governança, além da redução da emissão de gases de efeito estufa e o desmatamento e práticas perversas de extração mineral.
Integrando a programação do evento, o diretor-superintendente da Refinaria Riograndense, Felipe Jorge, realizou uma palestra com o tema: Refinaria Riograndense - Fase 2 do Projeto Biorrefinaria. Na oportunidade, foi apresentado o pioneirismo da Refinaria na América Latina em transformar a biomassa em combustíveis, energia e químicos.
A terceira edição do evento encerrou com o painel “Grande Pacto da Inovação e a Economia Azul no Rio Grande”, mediado pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, com a participação da representante do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, representantes do Tecon/Wilson Sons, Giovanni Phonlor e o representante da Praticagem da Barra do Rio Grande, Guido Cajaty Gonçalves.
REPACTUAÇÃO – para o secretário de Município de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar, Vítor Magalhães, o mais importante na reunião foi a repactuação entre as instituições que compõem o Grande Pacto pela Inovação. Pela primeira vez, houve troca de gestões entre os componentes, como Prefeitura e Furg. Magalhães diz que foi um teste de maturidade e que foi muito representativo dessa maturidade a prefeita Darlene Pereira ter sido eleita pelos pares a liderança do Grande Pacto. Já foi marcada a próxima reunião de trabalho, dia 5 de maio, quando o grupo irá revisitar os projetos, reavaliar aqueles que não foram adiante e cadastrar novos projetos.
(com informações da Assessoria Festimar)
Compartilhe:
de
0