Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura e 5º Distrito Naval assinam protocolo de intenções para o Programa Forças no Esporte (Profesp)

23/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Na manhã desta quarta-feira (23), a prefeita Darlene Pereira, o secretário adjunto de Educação, Sicero Miranda, a diretora da Emef Maria da Graça Reyes, Liciane Gautério e o secretário de Esportes, Mano Estabel, estiveram presentes no Comando do 5º Distrito Naval para renovar o protocolo de intenções do Programa Forças no Esporte (Profesp) entre as instituições. Os gestores municipais foram recebidos pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior e pelo Comandante do 5º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais, André Luiz Caribé.

Durante o encontro, as autoridades conversaram sobre os resultados do primeiro ano de atuação do projeto em Rio Grande, firmado pela primeira vez no início de 2024, e que agora será renovado por mais um ano. De acordo com a prefeita, o governo municipal está empenhado em ampliar e qualificar cada vez mais parcerias como essa, que visam o desenvolvimento de crianças e adolescentes nos contraturnos das escolas da Rede.

Durante o diálogo, a diretora da escola mencionou exemplos de alunos que tiverem a vida modificada com a participação nesse um ano de Profesp, destacando a autonomia que muitos desenvolveram em sala de aula e o autorreconhecimento de si mesmos enquanto cidadãos e cidadãs após o início do programa.

O Profesp consiste no acesso do público antes mencionado, de crianças e adolescentes, à prática e à cultura do esporte, promovendo o seu desenvolvimento integral, especialmente em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo atividades esportivas educacionais, lazer, e complementares, além de uma alimentação saudável, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras, campanhas educativas e orientações de civismo, cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais. As atividades são ministradas por integrantes das Forças Armadas.

O programa atende cerca de 30 alunos com idade entre 8 e 14 anos da escola Maria da Graça Reyes, situada na 4ª Seção da Barra. A escolha da instituição foi baseada nos princípios do projeto, que visa interromper ciclos de violência e desamparo em localidades mais vulneráveis. As atividades com as crianças ocorrem duas vezes na semana, durante o contraturno escolar, com os alunos sendo encaminhados ao meio-dia ao Grupamento de Fuzileiros Navais e também à Área Recreativa Esportiva Social (Ares) Galera, espaços físicos onde as práticas esportivas ocorrem. O transporte dos alunos é feito pela própria Marinha.

Entre as atribuições da Prefeitura no programa, está a de fornecimento do almoço aos estudantes antes do deslocamento para as atividades, além de acompanhar suas frequências escolares durante a participação no programa.

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas