Notícias
Março Lilás: evento "Quem paga a conta das mudanças climáticas?" acontece na Prefeitura na próxima sexta-feira, 28
25/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Na próxima sexta-feira (28), a Secretaria do Município de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (SMMA), com o apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC) e do Escritório de Comunicação, realizará o evento "Quem paga a conta das mudanças climáticas?". A iniciativa busca sensibilizar mulheres que atuam em atividades rurais, como pescadoras e agricultoras, sobre os impactos das mudanças climáticas em suas vidas e atividades. O evento acontecerá às 15h no Salão Nobre da Prefeitura.
A atividade contará com palestras e rodas de conversa onde mulheres de diferentes setores, como catadoras e agricultoras, compartilharão suas experiências durante eventos climáticos extremos, especialmente sobre as recentes enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul.
Uma das organizadoras do evento, a fiscal ambiental da SMMA, Maria Beatriz, enfatiza que as populações mais vulneráveis geralmente são as que mais sofrem com as consequências das mudanças climáticas, mas que o objetivo da atividade vai além de tratar de vulnerabilidades. "Não queremos tão somente colocá-las na posição de vulnerabilidade, mas sim chamar todas para entenderem seu papel e discutir como podem se adaptar diante das transformações que estão por vir. O evento vai tratar sobre o que foi vivenciado durantes as enchentes sim, mas sobretudo vai tratar sobre a resiliência e a força dessas mulheres em se reerguer", ressalta Beatriz.
Além disso, será abordada a questão da saúde mental e do impacto psicológico das mudanças climáticas. Muitas mulheres enfrentaram violência doméstica ou perderam suas casas e rendas devido a esses eventos.
Ao final do encontro, um documento será produzido com base nas discussões realizadas. Embora o tema específico, o evento é aberto a toda a comunidade que tenha interesse em participar.
Compartilhe:
de
0