Prefeitura participa do Fórum Democrático Pacto RS/25
30/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Prefeitura Municipal do Rio Grande esteve representada no Fórum Democrático Pacto RS/25, realizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o apoio da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no salão nobre da UFCSPA. O objetivo do evento foi debater o tema "transição ecológica e seu financiamento", com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que apresentou as políticas do Governo Federal com ênfase no Plano de Transformação Ecológica. Conforme a secretária adjunta de Relações Institucionais, Thaís Saggiomo, representante da Prefeitura, Mercadante disse que este plano exige o esforço de todas as instituições, com destaque para a ação de um Estado forte e articulado nacional e internacionalmente para garantir uma transição justa e sustentável.
Nesse sentido, o presidente do BNDES apontou para a necessidade de ampliar a matriz de investimento, considerando infraestrutura e apoio às empresas, para que se possa recuperar a economia. Manter o apoio às empresas garante também o emprego dos trabalhadores, lembrou ele. A energia limpa também é um caminho de investimento que vem exigindo qualificação de mão de obra e mobiliza os municípios a buscar, nas áreas de capacitação, a preparação dos trabalhadores para atuar em outra perspectiva de desenvolvimento.
Em sua fala, Mercadante anunciou linhas de crédito que irão dispor de mais de R$ 110 bilhões para investimentos no centro de gerenciamento de risco e também na integração de ações para resiliência às mudanças climáticas. Após a apresentação, os presentes abordaram temas relacionados ao papel das universidades e da ciência no enfrentamento à crise climática, à capacidade de endividamento dos municípios e necessidade de planejamento para acesso ao capital internacional, e também, propostas sustentáveis para recuperação da vegetação e avaliação dos impactos do desmatamento.
O Fórum Democrático é um espaço no qual o Parlamento gaúcho, em parceria com as instituições públicas e organizações da sociedade civil de todo o Rio Grande do Sul, propõe um ciclo de debates e contribui na construção de políticas públicas. Estão previstos quatro eixos temáticos: transição ecológica, sustentabilidade na indústria, comércio e serviços; sustentabilidade na agricultura e pecuária; e desigualdades regionais. O Fórum também abre a oportunidade para que associações e movimentos sociais organizem debates voltados a temas específicos da transição ecológica, que deverão oferecer subsídios para os seminários a serem realizados nas nove regiões funcionais dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento) do Rio Grande do Sul.
Compartilhe:
de
0