Notícias
NOTA À IMPRENSA - Destinação dos resíduos sólidos urbanos de Rio Grande
17/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

NOTA À IMPRENSA
Sobre a destinação dos resíduos sólidos urbanos de Rio Grande
A Prefeitura do Rio Grande informa que, desde 2018, os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do município são encaminhados para o aterro sanitário licenciado no município de Candiota/RS. No entanto, desde o dia 25 de fevereiro de 2025, a interdição da ponte na BR-293, em Piratini, com proibição de tráfego pesado, impactou diretamente a rota de transporte dos resíduos.
Com o desvio obrigatório passando por Caçapava, a distância até o aterro aumentou significativamente, resultando em dificuldades operacionais para a empresa Meio Oeste, responsável pelo transporte e destinação dos resíduos. Essa situação levou à formação de um acúmulo temporário de aproximadamente 1.900 toneladas de RSU no pátio de transbordo de Rio Grande.
Diante desse cenário, a Prefeitura, em conjunto com a PATRAM, SMSU e SMMA, adotou medidas emergenciais para regularizar a situação. Durante o fim de semana, esforços contínuos foram realizados para reduzir o volume acumulado. Além disso, foi firmado um acordo com a empresa Meio Oeste para garantir o transporte mínimo de 13 caminhões diários até a resolução definitiva do problema.
Em nova reunião realizada hoje, ficou estabelecido um prazo de 15 dias para a retirada total dos resíduos acumulados e a apresentação da Licença Operacional, em virtude do vencimento da Licença de Instalação em 28 de março.
A Prefeitura reforça que todas as decisões foram tomadas com bom senso e diálogo entre as partes envolvidas, visando a solução definitiva do problema e a manutenção da adequada gestão dos resíduos sólidos no município. Seguimos monitorando de perto a situação e garantindo que as medidas necessárias sejam implementadas com eficiência.
Prefeitura do Rio Grande
Compartilhe:
de
0