Notícias
Abril azul encerra com debate sobre mercado de trabalho, emissão de CIPTEA e rústica inclusiva
03/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Com o tema “Igualdade, Respeito e Educação”, o Abril Azul chegou ao fim de uma série de ações que destacam a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Durante o mês, foram realizadas atividades como rodas de conversa, blitz educativa, seminários e palestras, além do tradicional Cine Azul, realizado todos os meses pelo Praça Rio Grande Shopping, que é mais um parceiro na construção do calendário.
Três eventos marcaram o encerramento da programação: o “Dia D" nos CRAS, uma roda de conversa realizada no Partage Shopping e a VIII Rústica Inclusiva da Escola Maria Lucia Luzzardi. As iniciativas envolveram profissionais, estudantes, familiares e instituições em prol da inclusão.
A secretária adjunta de Relações Institucionais e Comunitárias, Thaís Saggiomo, define o Abril Azul como "uma mistura de cores e atividades em forma de calendário, que apresenta na gestão da prefeita Darlene um espaço de participação e avaliação da política pública junto aos conselhos e grupos, oferecendo formação e construção de novas experiências e aprendizados para todos".
"Dia D" nos CRAS
Na segunda-feira, 28, a Secretaria de Munícipio de Assistência Social e Direitos Humanos promoveu o “Dia D" nos CRAS. A ação, realizada em todas as unidades do Município, ofereceu atendimentos, orientações e momentos de escuta, contribuindo para a conscientização da população sobre o TEA. Segundo a secretária Dianelisa Amaral, o principal objetivo da atividade foi a emissão da CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. “Foram oferecidas orientações, explicações detalhadas sobre a importância do documento e conseguimos confeccionar oito carteirinhas durante o dia”, destacou.
Roda de conversa no Partage Shopping
Também no dia 28, o Partage Shopping, mais um parceiro da Prefeitura no desenvolvimento do Abril Azul, recebeu a roda de conversa "Inserção de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho”. O debate contou com a presença da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Município de Relações Institucionais e Comunitárias, representantes do Sine, Senac, CIEE-RS e Tudo Fácil, que ofereceram orientações e serviços de apoio profissional, além de representantes de empresas locais. A Associação TEA’mo apresentou o projeto “Transformar”, focado na captação de currículos adaptados para pessoas com TEA.
Leandro Viana, coordenador do Sine Rio Grande, ressaltou a importância da preparação das empresas para acolher profissionais com TEA. “Nós abordamos a questão de como as empresas irão receber os candidatos com autismo e, de um modo geral, as pessoas com deficiência. Falamos sobre como é feito o processo seletivo e quais as melhores formas de fazer o recrutamento”, explicou.
Leandro acrescentou que outros pontos serão levados em consideração, não apenas o laudo e o currículo: “Queremos fazer algo mais elaborado. Destacamos a importância de conhecer o candidato, as suas potencialidades e necessidades de adaptação em determinados locais. Além de entender que, quando se trata de pessoas com autismo ou pessoas com deficiência, primeiro temos que conhecer o candidato e depois adaptar a vaga, e não ao contrário”, finalizou.
VIII Rústica Inclusiva da Escola Maria Lucia Luzzardi
Encerrando oficialmente o calendário do Abril Azul, a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi promoveu, na quarta-feira, 30, a VIII Rústica Inclusiva. Realizada em frente à escola, a atividade contou com a participação de estudantes, familiares e convidados. A rústica teve como patrono o estudante Gustavo Carrasco Machado.
De acordo com o diretor Guilherme Chagas: “A rústica é um evento que realizamos todos os anos no mês de abril, marcado por muita superação, inclusão e alegria. Ao final, todos são premiados por sua participação”, destacou.
Apoio institucional
As ações do Abril Azul foram realizadas pela Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades - COMDAH, com o apoio do Coletivo Autistas Crescem, Núcleo de Atendimento Educacional Especializado e da Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio das secretarias de Relações Institucionais e Comunitárias, Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Mobilidade, Acessibilidade e Segurança e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades - COMDES.
O Abril Azul destaca o compromisso do governo da prefeita Darlene com o diálogo, a escuta, o respeito e a inclusão, em busca de cada vez mais políticas públicas voltadas para as pessoas com TEA.
Compartilhe:
de
5