Notícias
Prefeitura participa da assembleia inicial do Corede Sul para a Consulta Popular 2025
15/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

O secretário de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC) de Rio Grande, Cláudio Costa, e a secretária adjunta da Pasta, Thais Saggiomo, representaram a prefeita Darlene Pereira na assembleia inicial de preparação para a Consulta Popular 2025. O encontro foi realizado na segunda-feira (14), no Parque Científico e Tecnológico, em Pelotas, reunindo representantes dos municípios que integram o Corede Sul. O superintendente de Agricultura Familiar, Cledenir Mendonça, também integrou a comitiva da Prefeitura do Rio Grande.
Promovida pelo governo estadual e pelo Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), a Consulta Popular entra em sua fase inicial, possibilitando que cidadãos e entidades das 28 regiões de Coredes do Rio Grande do Sul encaminhem propostas voltadas ao desenvolvimento regional, melhorias em serviços públicos e investimentos em diversas áreas. As sugestões aprovadas tecnicamente serão debatidas em assembleias regionais, também organizadas pelos Coredes.
O período para envio de propostas teve início nesta terça-feira (15) e segue até 10 de agosto, por meio do site oficial da Consulta Popular: https://www.consultapopular.rs.gov.br/inicial . Após essa etapa, os projetos habilitados serão submetidos à votação popular, prevista para ocorrer entre os dias 6 e 10 de outubro. A Prefeitura do Rio Grande contribuirá, enviando propostas próprias da administração municipal. Além disso, a população que tiver dificuldade com a utilização do site, pode procurar a Secretaria de Relações Institucionais - localizada na sede da Prefeitura - para auxílio com o envio das suas ideias.
Para o titular da SMREIC, "é fundamental que a população de Rio Grande se engaje nesse processo". Ele explicou que, após o cadastramento das propostas, a Prefeitura intensificará a mobilização em todo o Município, com o objetivo de atingir a meta mínima de votação estabelecida pelo Estado, que corresponde a 2% do número de eleitores da cidade.
Esse é o quórum estabelecido para que os projetos apresentados por Rio Grande sejam considerados e, consequentemente, recebam os recursos destinados pelo governo estadual. “Isso é muito importante, não só a participação, mas que a gente garanta esses recursos que o governo estadual poderá destinar para a nossa região e para a nossa cidade", enfatizou Cláudio.
Neste ano, a Consulta Popular vai destinar R$ 60 milhões para execução das propostas mais votadas em todo o Estado, sendo R$ 2,5 milhões voltados exclusivamente à região Sul.
Consulta Popular
A Consulta Popular foi instituída em 1998 e contribui para aproximar o governo da sociedade, estimular o diálogo regional e fortalecer a democracia participativa no RS. O processo oferece a oportunidade para o cidadão decidir, por meio do envio de propostas e de votação popular, as prioridades regionais que poderão receber financiamento do orçamento estadual, cujo valor é fixado anualmente.
Compartilhe:
de
5