Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Lei do Livro é debatida por representantes culturais do Rio Grande

31/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O Núcleo de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Município de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) e a Setorial de Literatura do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) se reuniram na Biblioteca Rio-Grandense, na última sexta-feira (28), para debater a construção do edital da 7ª edição da Lei do Livro, projeto que é organizado pela SMCEC. O encontro foi mediado por Luciana Gepiak, coordenadora do Núcleo de Livro, Leitura e Literatura, e Léo Ottesen, conselheiro de política cultural em Literatura.
 
A reunião teve a presença de representantes da Secretaria de Município da Educação (SMEd), da Academia Rio-Grandina de Letras, da Biblioteca Rio-Grandense e do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). 

Para Luciana Gepiak, é fundamental manter o diálogo entre o Núcleo e a Setorial de Literatura para fortalecer a cultura do livro e da leitura na cidade. As sugestões apresentadas durante a reunião serão encaminhadas à secretária da SMCEC, Rita Patta Rache, e, posteriormente, debatidas com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rovam Castro.

Lei do Livro

A "Lei do Livro", projeto da Câmara Municipal do Rio Grande em parceria com a pasta da Cultura, tem como objetivo incentivar a produção literária local. Com a previsão de publicar mil exemplares por ano, a iniciativa contempla duas categorias: literatura, que abrange diversos gêneros literários como poesia, conto e romance, e história, com foco na cultura do Município. A lei, instituída em 2014 e atualizada em 2021, busca promover a leitura e o reconhecimento de talentos literários do Rio Grande.

Compartilhe:

de

14

Leia notícias relacionadas