Notícias
Município pode ter uma plataforma de tradução simultânea de Libras
17/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades (COMDAH), órgão da Prefeitura do Rio Grande, estuda a possibilidade de disponibilizar uma plataforma de tradução simultânea de Libras para pessoas surdas. A proposta foi apresentada durante reunião online, nesta semana, da qual também participaram integrantes da Escola Municipal Carmem Regina Teixeira Baldino, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Comdes), o Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas da Furg e diversas pessoas surdas do Município.
A prefeita Darlene Pereira e o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) acompanharam a reunião que teve como pautas principais a apresentação da Coordenadoria à comunidade surda rio-grandina, a implantação da Central de Libras e a divulgação da plataforma Icom, uma das empresas que presta o serviço de tradução simultânea de Libras para pessoas surdas em diversos municípios do Brasil. Após o feriado de Tiradentes, nova reunião está programada pela Coordenadoria para ouvir outras propostas deste tipo de serviço.
Conforme o coordenador da COMDAH, Rafael Carneiro, na reunião foram ouvidas as demandas da comunidade, principalmente a que se refere à Central de Intérpretes de Libras. “Estamos avaliando várias possibilidades para implantação desta Central aqui no Rio Grande, entre elas, o sistema Icom, uma das principais plataformas utilizadas no Brasil. Este sistema trabalha com a Central de Libras 24 horas por meio de aplicativo de celular, QR Code e site. Avaliamos outras possibilidades”, disse o coordenador.
A plataforma Icom é uma ferramenta que proporciona a comunicação entre ouvintes e pessoas surdas em tempo real, por videochamada, intermediada por um intérprete de Libras. O Icom é um recurso de acessibilidade e inclusão social tanto para empresas que querem se conectar com o cidadão surdo quanto para aquelas que têm pessoas surdas no seu quadro de funcionários.
Compartilhe:
de
0