Notícias
Defesa Civil de Rio Grande informa redução na intensidade das chuvas
09/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Sala de Situação e Emergência da Defesa Civil de Rio Grande divulgou, nesta sexta-feira (9), uma atualização meteorológica sobre a situação das chuvas no Município. De acordo com o boletim emitido pelo órgão de proteção, houve uma significativa redução na intensidade das tempestades que atingem a região, com queda acentuada nos níveis de precipitação que estavam inicialmente previstos para a semana. A mudança nas condições climáticas diminui os riscos de alagamentos para a cidade.
Segundo a Defesa Civil, imagens de satélite mostram que a massa de ar responsável pelas chuvas mais intensas está se deslocando para o norte do estado. No mapa meteorológico acessado pela Sala de Situação – local onde as equipes têm acesso integrado aos dados de três estações meteorológicas instaladas em pontos-chave do território: Ilha do Leonídio, Querência e CCMar - essa transição é visível pela mudança de coloração de roxo para branco, indicando áreas com menor carga pluviométrica.
A previsão para as próximas 24 horas em Rio Grande é de um acumulado de apenas 11,9 milímetros de chuva. Mesmo com a melhora nas condições, a Defesa Civil reforça que continua monitorando o cenário em tempo real e mantém suas equipes em prontidão para responder prontamente a qualquer eventualidade que possa surgir.
Emergência da Defesa Civil: (53) 99968-3244
Ações preventivas intensificadas
Desde o início da semana, diversas unidades do governo municipal estão mobilizadas para reduzir os impactos das chuvas intensas previstas para a região, a fim de garantir o atendimento à população em caso de emergências. Entre as principais medidas, destacam-se a intensificação da limpeza de resíduos descartados irregularmente e a desobstrução de bueiros em vários pontos da cidade.
A Prefeitura também aumentou a saída para o escoamento da água na região do Canal Norte do Canalete - onde uma nova casa de bombas está em construção - e providenciou a locação de bombas móveis, prontas para uso em eventuais situações de emergência.
As quatro casas de bombas da cidade (Barroso, Acácia Riograndense, Ipiranga e Salgado Filho) operaram a pleno para auxiliar no escoamento das chuvas que efetivamente caíram sobre o território rio-grandino.
Além disso, a Prefeitura intensificou as ações de limpeza de canais nas regiões da Santa Tereza, Parque Marinha, Vila da Quinta, Arroio das Cabeças, além de outras obras estruturantes distribuídas pela cidade.
Compartilhe:
de
0