Notícias
Coleta Programada, novo modelo extra de recolhimento de lixo, terá sorteio de roteiro nesta terça-feira (13)
12/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) realiza nesta terça-feira, a partir das 19h30 no Paço Municipal, uma reunião com representantes da União Riograndina de Associações de Bairros (Urab) e da Central Única das Associações de Bairros (Curg). Na oportunidade, será feito o sorteio público para definição da ordem de atendimento do programa Rio Grande Limpo e Consciente – Coleta Programada, executado por meio de um roteiro nas diferentes zonas da cidade.
Agendada para começar no dia 2 de junho, a Coleta Programada é uma medida inédita de planejamento e ordenamento urbano, e faz parte do esforço da administração municipal para combater o descarte irregular de resíduos, promover a limpeza da cidade e garantir um ambiente mais saudável e digno para toda a população. O objetivo é disponibilizar um formato extra de recolhimento de entulhos, móveis velhos, eletrodomésticos/eletroeletrônicos inutilizados, entre outros itens, em todos os 67 bairros do município, por meio de um calendário fixo e setorizado.
Para isso foram estabelecidos 20 setores, que irão receber, no mínimo, uma coleta mensal, abrangendo as diferentes regiões do Rio Grande. Tanto a coleta domiciliar quanto a coleta seletiva de recicláveis não serão afetadas pela nova proposta e seguem em funcionamento normalmente.
“A Coleta Programada é, portanto, mais um serviço público de qualidade colocado à disposição da população rio-grandina, ampliando os cuidados com a cidade e incentivando uma nova cultura urbana baseada na responsabilidade compartilhada”, avalia o secretário Dirceu Lopes.
Com o sorteio das zonas, a Prefeitura visa garantir transparência, participação popular e igualdade entre os bairros, ao definir a ordem dos setores que receberão mensalmente. Dessa forma será determinada a sequência de atendimento dos 67 bairros do Município, e o resultado do sorteio dará origem ao calendário oficial da coleta, que será amplamente divulgado nas redes sociais, site da Prefeitura, rádios locais, pontos de referência comunitária e veículos de comunicação.
“A reunião com as lideranças comunitárias integra o compromisso do Executivo Municipal com a democracia participativa, o respeito ao espaço público e a construção de uma cidade mais limpa e consciente”, acrescenta o secretário.
Compartilhe:
de
0