Notícias
Prefeitura participa de ação ambiental da Braskem no bairro Mangueira
21/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande integra o projeto sobre conscientização ambiental e incentivo à reciclagem, o Plastitroque, desenvolvido pela empresa Braskem junto à Escola Ramiz Galvão, no bairro Mangueira. O projeto está sendo desenvolvido, especificamente, nesta escola desde a quarta-feira (21) e até às 18h30min desta quinta-feira (22). A ideia é trocar plástico reciclável por kits de alimentação e de material escolar.
O secretário de Relações Institucionais e Comunitárias da Prefeitura, Cláudio Costa estará no encerramento da atividade. No ato, será feita, também, a entrega de vários bancos feitos de material reciclável produzidos pela Braskem e empresas parceiras da área química e do plástico, que se uniram para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul após enchente de 2024. No começo deste mês, a Braskem e a Pacifil Brasil - fabricante de madeira plástica com sede em Sapiranga - repassaram ao município do Rio Grande 100 floreiras e 100 bancos feitos a partir de plástico reciclado.
Cada floreira - que também pode ser utilizada, eventualmente, como coletor de resíduos - é resultado do uso de 7.875 sacos/sacolinhas plásticas recicladas. Para os bancos, este número mais do que dobra: são cerca 18 mil sacos/sacolinhas plásticas recicladas que foram utilizadas como matéria-prima para a confecção do mobiliário.
Projeto Plastitroque
O Plastitroque funciona no sistema de troca-troca. As pessoas levam até a escola Ramiz Galvão materiais plásticos descartáveis que serão pesados e convertidos em moedas plasticoins. Essas moedas poderão ser trocadas por kits de alimentação e de material escolar. Já os resíduos plásticos são recolhidos pela coleta seletiva da Prefeitura do Rio Grande para serem entregues nas cooperativas de reciclagem da cidade. Um dos objetivos com o projeto é contribuir para a preservação do meio ambiente e auxiliar trabalhadores da reciclagem a terem mais trabalho e renda.
Ao todo, são disponibilizados 448 kits de alimentação e 192 kits de material escolar, nos dois dias de Plastitroque. Cada participante poderá receber até quatro (4) kits de sua escolha, conforme disponibilidade de estoque, desde que entregue a quantidade necessária de resíduos plásticos. Somente materiais plásticos podem ser entregues na pesagem: garrafas, tampinhas, sacola, balde e bacia quebrados, embalagens de amaciante, detergente e outros produtos de limpeza, plástico do ventilador quebrado, embalagens de iogurte e suco etc.
O kit de alimentação é composto de 1kg de arroz, 1kg de feijão, 1lt de leite, um achocolatado, 250 gramas de café, 500 gramas de massa, 1kg de farinha de milho e uma gelatina. O recebimento deste kit é feito mediante a entrega de duas moedas plasticoin ou, no mínimo, 4kg de plástico.
Já o kit de material escolar é composto de: um caderno, uma caneta, um lápis, uma borracha, um apontador, 12 lápis coloridos e 12 canetas hidrocor. Para receber este kit é necessário entregar, no mínimo, 2kg de plástico, o que equivale a uma plasticoin.
Compartilhe:
de
4