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Encerramento do 3º Encontro Sul-Riograndense de Direito do Consumidor é marcado por visita técnica ao Procon de Rio Grande
29/05/2025
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Com três dias de intensos debates, troca de experiências e aprofundamento em temas relevantes para a defesa dos direitos do consumidor, o 3º Encontro Sul-Riograndense de Direito do Consumidor - realizado no auditório do Hotel Laghetto Viverone - chegou ao fim na manhã desta quinta-feira (29). O encerramento do evento contou com uma visita técnica às instalações do Procon de Rio Grande, um dos poucos no estado que possuem sede própria.
Durante a manhã, os representantes dos Procons de diversas cidades gaúchas foram recepcionados pela equipe do Procon RG. A visita guiada foi conduzida pelo chefe de serviços de fiscalização, Assis Lilja, pelos agentes fiscais Tiago Cougo e Leonardo Monteiro, e pela assistente administrativa Geislaine Pereira. Os participantes puderam conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da unidade, localizada na Rua Vice-Almirante Abreu (antiga Estação Rodoviária), no centro da cidade.
O Procon de Rio Grande realiza, em média, 500 atendimentos mensais, e conta com uma equipe de 18 profissionais distribuídos entre setores como fiscalização, atendimento, apoio administrativo, assessoria jurídica e coordenação geral. O espaço possui ampla área de atendimento ao público, incluindo um ambiente dedicado às crianças, além de salas específicas para mediação e audiência, fiscalização, administração, assessoria jurídica e coordenação. O Procon RG também conta com Unidade Móvel que foi apresentada aos visitantes.
Assis Lilja, ao avaliar a realização do evento, destacou a importância da troca de experiências entre os profissionais que atuam diariamente na linha de frente da defesa do consumidor. "O evento foi excelente. Essa é uma oportunidade que nós temos de estreitar os laços entre os Procons, aprimorar práticas e fortalecer a rede de proteção ao consumidor, especialmente diante dos desafios atuais do ambiente digital, que atualmente tem demandado muito a atuação dos órgãos de proteção do consumidor ", afirmou.
Durante os três dias de evento, de 27 a 29 de maio, os participantes acompanharam palestras, painéis e mesas de debate com a presença de renomadas autoridades da área, com foco em temas como fraudes bancárias, integração de ações entre os Procons, boas práticas em processos administrativos e a atuação em rede do Sistema de Proteção ao Consumidor. O tema central desta edição foi a proteção dos consumidores nos ambientes virtuais, uma pauta cada vez mais relevante e urgente diante da crescente digitalização dos serviços e do comércio.
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