Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeita reforça pedidos ao governador e secretária de Saúde do Estado para serviços de traumatologia em Rio Grande

15/06/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Em reunião neste sábado,  14, na cidade de Pelotas, a prefeita Darlene Pereira reforçou ao governador Eduardo Leite e à secretária estadual da Saúde Arita Bergman, o pedido apresentado em maio para ampliação de recursos à UPA Junção no atendimento em traumatologia. Para a prefeita, esse aumento é fundamental para qualificar o atendimento de emergência nesta área,  ao mesmo tempo em que alivia a pressão sobre o pronto socorro da Santa Casa, permitindo que ela possa ampliar o serviço das cirurgias eletivas.


Dois eventos ocorreram em Pelotas no sábado. O primeiro de assinaturas de convênios com quatro hospitais  do município anfitrião que atendem a região. Outro foi uma reunião com o governador e a secretária, solicitada pela Azonasul, associação que reúne os prefeitos da região. Neste evento Rio Grande também apresentou suas demandas. Além da ampliação de recursos já apresentada via ofício em maio e reforçada agora, à qual o Estado respondeu entender a necessidade e estar estudando as possibilidades de atender, Rio Grande e a Azonasul pediram também que seja ampliado o teto (valores repassados) aos hospitais referência na região em atendimentos de traumatologia,  entre eles a Santa Casa do Rio Grande.


Média Complexidade


Ainda na reunião da Azonasul,  a prefeita Darlene pediu a inclusão de Rio Grande para os serviços de média complexidade em traumatologia, firmando contratos para serviços que não são de gravidade extrema, como fraturas simples, por exemplo.


A Azonasul e o Estado do Rio Grande do Sul formaram uma comissão de prefeitos,  incluindo a rio-grandina Darlene, e de técnicos da Secretaria Estadual da Saúde, para avaliar os pedidos da região.

Compartilhe:

de

7

Leia notícias relacionadas