Notícias
Serviço de Inspeção Municipal recebe auditoria do Governo do RS e mantém equivalência de operação
26/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Secretaria de Agricultura e Pecuária recebeu, na última sexta-feira (23) a visita de uma comitiva da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS. A equipe do governo do estado esteve em Rio Grande para verificação das condições de trabalho e operação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), assim como a sua adequação para o funcionamento de forma equivalente ao órgão estadual e às normas do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS).
A auditoria teve parecer positivo, definindo pela manutenção do reconhecimento de equiparação do serviço local. Além disso, de acordo com o secretário Nilson Pinheiro, o encontro permitiu a integração entre as equipes, assim como a troca de experiências sobre as regras e procedimentos executados pelo SIM, buscando fortalecer ainda mais o trabalho executado em Rio Grande.
Nova Lei do Serviço de Inspeção Municipal
Recentemente, o Município aprovou uma nova legislação para o SIM, por meio da implantação de um consórcio público entre municípios da região Sul para a venda dos produtos entre as cidades participantes e a posterior participação no projeto ConSIM3, do Governo Federal. Saiba mais AQUI.
De acordo com o documento apresentado na Câmara, a nova lei do Rio Grande marca o início do processo de revisão e adequação do SIM para adesão ao sistema federal. Com isso, o município passa a ter legislação apropriada, modernizando e trazendo maior eficiência ao serviço. Consequentemente, o consumidor será beneficiado, ao contar com produtos locais, com sanidade e qualidade garantida.
O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela fiscalização de carnes, pescados, leite, ovos, produtos das abelhas, assim como seus derivados. Também atua na fiscalização das propriedades rurais e estabelecimentos que trabalhem, por exemplo, com o abate, recebimento, industrialização, manipulação e beneficiamento de tais itens.
--
Compartilhe:
de
0