Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura promove Fórum sobre Soberania e Segurança Alimentar nesta quarta-feira (30)

28/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), realiza nesta quarta-feira (30) o Fórum Soberania e Segurança Alimentar. A iniciativa conta com a parceria da Emater/Ascar, do Comitê da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida do Rio Grande e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A abertura está marcada para as 16h, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, na sede do Executivo Municipal.

Soberania alimentar é o direito que a população tem de definir suas próprias políticas e estratégias alimentares, decidindo como produzir, distribuir e consumir seus próprios alimentos – valorizando a agricultura familiar, a pesca artesanal, os saberes tradicionais e respeitando o meio ambiente; enquanto a segurança alimentar refere-se ao acesso a alimentos suficientes e nutritivos para todos.

O principal objetivo do Fórum é debater esses temas com a comunidade com vistas a formular políticas públicas locais que garantam o direito humano à alimentação adequada a toda população. Para tanto, o evento buscará promover um espaço de fortalecimento e de articulação entre os diversos atores municipais ligados ao assunto.

Durante o encontro, também serão reestruturados o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Rio Grande (Comsea/RG) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) Municipal – instância que integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e atua na articulação entre os órgãos municipais responsáveis nesta área.

Ao longo da tarde, a programação inclui a palestra “Soberania e Segurança Alimentar na Cidade do Rio Grande”, com o secretário adjunto de Agricultura e Pecuária  (SMAP), Cledenir Mendonça, e mediação da secretária adjunta de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC), Thais Saggiomo. Também estão programados debates sobre os temas “Alimentação saudável e obesidade”, “Soberania alimentar e políticas públicas” e “Alimentação de comunidades tradicionais”.

O Fórum ainda contará com relatos de experiências de cozinhas solidárias, apresentados pelas instituições Filhos de Aruanda e Associação de Moradores do Bairro Atlântico Sul (Ambas). Ao final do evento, será realizada a eleição da nova composição do Comsea/RG e a assinatura do documento que oficializa a reestruturação da Caisan Municipal.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas