Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde apresenta balanço da ação contra hepatites virais no Largo Dr. Pio

01/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

No evento que levou vacinação e orientações sobre como se prevenir de hepatites virais, realizado pela Secretaria da Saúde (SMS), na quarta-feira (30), em frente à Catedral São Pedro, foram realizados 79 testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e verificada a pressão arterial de 100 pessoas. A atividade coordenada pelo Programa Municipal de IST/HIV/HV da SMS aplicou 113 vacinas em 72 pessoas. Além disso, foram realizados 50 testes de glicose.

Também houve a distribuição de 864 preservativos masculinos/externos e 150 femininos/internos, 400 sachês de gel lubrificante e 50 mudas de plantas, ofertadas pelo Horto Municipal que, junto com o SEST/SENAT e o Senac, foi parceiro na atividade. Estudantes de Enfermagem e do curso de corte de cabelo da Escola do Senac participaram da ação. Trinta pessoas receberam cortes de cabelo gratuitos.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas