Notícias
Prefeitura comemora 20 anos do Programa Primeira Infância Melhor - PIM
13/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Com temática alusiva aos 20 anos do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), e dentro da programação do Agosto Dourado – mês dedicado ao aleitamento materno -, a Prefeitura do Rio Grande promoveu por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) o Seminário Municipal do Dia do Bebê. O evento, voltado principalmente para profissionais das UBSF e agentes comunitários de Saúde, teve como foco o desenvolvimento da primeira infância e os cuidados com os bebês. Conscientizar a população sobre a importância de se investir em políticas e ações que garantam o direito ao desenvolvimento saudável das crianças desde os primeiros momentos de vida foi um dos objetivos do seminário.
Por seu caráter transversal, a abertura do evento contou com a participação da prefeita Darlene Pereira, das secretárias Juliana Acosta (Saúde) e Dianelisa Amaral (Assistência e Direitos Humanos), da coordenadora do PIM, Sílvia Oliveira, e do superintendente de Educação da Secretaria da Educação, Felipe Alonso. O evento foi encerrado com uma apresentação do grupo Fredoom – Companhia de Dança.
A educadora Maria Furtado foi uma das palestrantes do seminário. Com quase 15 anos de experiência na educação social e formal, Maria compartilhou conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, ressaltando a importância da atuação conjunta de profissionais da saúde, da educação e da assistência social para garantir o crescimento saudável das crianças desde a gestação até a primeira infância. Ela destacou que o desenvolvimento integral da criança acontece principalmente nas relações sociais e familiares, e que estímulos afetivos, brincadeiras, leitura e música, desde o nascimento, são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Conforme a educadora, até os seis anos de idade, cerca de 90% das conexões neurais já estão formadas, tornando o cuidado e o estímulo precoces fundamentais para o futuro da criança.
Também palestrante, a nutricionista Lucimara Marques, da SMS, reforçou a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, destacando que ele é fundamental para o desenvolvimento infantil. Apresentou vários aspectos da relação mãe e filho durante o período da amamentação e da importância do aleitamento para o crescimento e desenvolvimento dos bebês.
A última palestra da tarde coube ao coordenador do Programa de Saúde da População Negra da SMS, Sávio Ribeiro. Ele abordou a participação ativa dos pais nos cuidados com as crianças, ressaltando a importância de desconstruir padrões de masculinidade tóxica e fortalecer redes de apoio que incluam múltiplas formas de família, promovendo o envolvimento integral dos pais no desenvolvimento infantil.
O seminário reforçou o compromisso da administração municipal em investir em políticas públicas intersetoriais que promovam o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, garantindo uma base sólida para que cresçam saudáveis, desde o nascimento.
Manifestações
Na abertura do evento se manifestaram e compuseram a mesa de autoridades, a prefeita, as secretárias da Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos, a coordenadora do PIM e o superintendente de Educação da SMEd. A prefeita Darlene destacou a importância do trabalho integrado entre Saúde, Educação e Assistência Social, agradecendo às equipes do PIM, aos profissionais de Enfermagem e a todos que participaram do seminário. Ela enfatizou a meta de ampliar e qualificar o trabalho com a primeira infância, reforçando que “onde mora o cuidado, floresce o futuro”.
A coordenadora do PIM, Sílvia Oliveira agradeceu às autoridades e aos participantes e ressaltou a importância da visita domiciliar realizada pelo programa, que vai além do trabalho pedagógico e promove o encaminhamento das famílias aos serviços de Saúde, Educação e Assistência, fortalecendo redes de proteção e apoio.
Já a secretária Juliana Acosta parabenizou a organização do evento e os 20 anos do PIM, reforçando que o desenvolvimento humano começa na gestação e depende de políticas integradas das três áreas. Dianelisa Amaral citou a importância de valorizar as famílias e fortalecer vínculos desde as visitas, reconhecendo o impacto histórico do PIM na vida das crianças e famílias atendidas.
O superintendente Felipe Alonso destacou a relevância de uma rede de proteção formada por três áreas importantes da administração municipal, voltadas para os cidadãos e cidadãs que mais necessitam, especialmente bebês e crianças pequenas. Alonso disse que o Rio Grande é referência no atendimento infantil, com creches recém-inauguradas e políticas voltadas para o cuidado integral, destacando a importância de valorizar os direitos das crianças desde o nascimento.
A nutricionista Lucimara Marques destacou a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, ressaltando que a nutrição adequada influencia diretamente no desenvolvimento infantil. Por sua vez, o coordenador do Programa de Saúde da População Negra da SMS, Sávio Ribeiro, discutiu a importância da participação do pai e das múltiplas formas de família, desconstruindo masculinidades tóxicas e promovendo redes de apoio que ampliem o cuidado integral da criança.
O evento foi encerrado com uma apresentação do grupo Freedom - Companhia de Dança, celebrando a primeira infância de forma cultural e lúdica.
Compartilhe:
de
18