Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rio Grande participará do 18º Encontro Internacional de Quimbandeiros e 2ª Marcha de Quimbandeiros em Porto Alegre

14/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A cidade de Rio Grande – considerada como berço nacional do Batuque – estará presente no 18º Encontro Internacional de Quimbandeiros e na 2ª Marcha de Quimbandeiros que acontecem neste sábado (16), em Porto Alegre. A representação oficial do Município ficará a cargo do coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Chendler Siqueira, também presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro.

Os eventos reunirão lideranças religiosas, músicos, simpatizantes e defensores da liberdade de crença, com a promoção de rodas de conversa, apresentações culturais e a troca de experiências entre terreiros e comunidades de diferentes regiões do Estado.

A Marcha de Quimbandeiros será realizada das 14h às 16h, com concentração na Usina do Gasômetro e chegada no Largo Zumbi dos Palmares. Já o Encontro Internacional terá início às 20h, na Rótula da Quimbanda (Av. Dante Angelo Pilla, bairro Rubem Berta). A organização é do Babalorixá Pai Ricardo de Oxum, com apoio de diversas entidades, e tem como objetivo combater o racismo religioso, valorizar a Quimbanda e reforçar a importância cultural e espiritual dessa tradição afro-brasileira.

Este ano, Rio Grande foi nomeada madrinha dos eventos. Para o coordenador, o reconhecimento é motivo de orgulho. “Sinto-me honrado pelo reconhecimento vindo de um evento internacional, dos povos de matriz africana. E orgulhoso pois sei que é fruto do nosso trabalho em prol dessa população. Rio Grande é referência na discussão de políticas públicas afirmativas aos Povos Tradicionais de Matriz Africana. E tem muito de nós nessa construção”, ressaltou.

Além disso, o representante municipal disse que espera trazer dos encontros experiências para que se siga avançando na luta local por reconhecimento e representatividade dos Povos de Matriz Africana. “Já tem coletivos discutindo a Marcha para Exu em Rio Grande há algum tempo. Quem sabe seja o incentivo para sair das ideias e ocupar as ruas. Tanto a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial como o Conselho Municipal do Povo de Terreiro estão aí para serem demandados pelos nossos coletivos. Somos parceiros”, reforçou Siqueira. 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas