Notícias
Rio Grande participa de pesquisa nacional sobre alimentação e nutrição infantil
14/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A secretária da Saúde do Rio Grande, Juliana Acosta recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (14), a equipe responsável pela execução local do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). A pesquisa, encomendada pelo Ministério da Saúde e coordenada nacionalmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com outras organizações de ensino e pesquisa no Brasil, busca levantar informações sobre o padrão alimentar e o estado nutricional de crianças brasileiras.
Rio Grande é um dos dez municípios contemplados no Rio Grande do Sul. Até meados de setembro e no máximo no final de outubro, a pesquisadora territorial Isabel Cristina Castro visitará cinco bairros — Cassino, Aeroporto, Povo Novo, São José Operário e Vila Rural — para coleta de dados e amostras sobre o padrão alimentar das crianças rio-grandinas. Serão 10 entrevistas em cada bairro. Esta é a segunda edição deste estudo. A primeira foi em 2019, nos mesmos municípios, exceto Pelotas.
Além do Rio Grande, o trabalho é desenvolvido nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Pelotas. O trabalho é coordenado no estado por Ernesto Dorneles, que também esteve presente no encontro na Secretaria da Saúde do município. No Brasil, o levantamento é realizado em 126 municípios.
A reunião teve como objetivo integrar a pesquisa às ações do Programa de Alimentação e Nutrição do Município e às equipes de saúde dos territórios, fortalecendo o apoio local e incentivando a participação das famílias.
Avaliações
Um questionário da pesquisa é respondido preferencialmente pela mãe da criança ou seu responsável. Na primeira visita ao domicílio são obtidas além das respostas ao questionário, as medidas de peso corporal e estatura das crianças e suas mães biológicas. É realizado o agendamento da coleta de sangue da criança e da mãe e a família recebe um folder com informações sobre esta coleta e sobre como ter acesso aos resultados dos exames. A segunda visita ao domicílio ocorre no dia agendado para a coleta de sangue, que aqui em Rio Grande é realizada por profissionais do Laboratório Gram.
O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil - edição de 2024 (Enani-2024) é uma pesquisa nacional de base domiciliar com crianças de até seis anos (72 meses) que tem como objetivo estimar e avaliar parâmetros relacionados às práticas de amamentação, ao consumo alimentar, ao estado nutricional antropométrico e à epidemiologia das deficiências de micronutrientes, segundo macrorregiões do país, faixa etária e sexo. Nesta edição, será também realizada avaliação antropométrica e estimada a prevalência de anemia entre as mães biológicas de todas as crianças participantes do estudo. Esta é a segunda edição deste estudo científico financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em conjunto com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Objetivos
O objetivo principal do Enani é avaliar as práticas de aleitamento materno e de alimentação complementar, o consumo alimentar, o estado nutricional antropométrico infantil e a deficiência de micronutrientes (hemoglobina, ferritina, vitamina A, vitamina B12 e zinco) entre crianças brasileiras de até 6 anos (72 meses), segundo macrorregiões do país, faixa etária e sexo. Seu objetivo secundário é avaliar o estado nutricional das mães biológicas das crianças participantes do estudo.
O estudo também contempla temas adicionais como: desenvolvimento infantil, atividade física, uso de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias dos cuidadores da criança, insegurança alimentar e ambiente alimentar doméstico e comunitário.
Compartilhe:
de
0