Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rio Grande recebe secretária nacional para discutir criação de Território Criativo

15/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (15), a secretária Nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, esteve em Rio Grande para cumprir agendas voltadas ao fortalecimento do setor cultural. Durante a tarde, participou de reunião no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, reunindo representantes do Executivo, Legislativo, universidade, setor cultural, sistema S, povos originários e demais segmentos da sociedade.

O encontro contou com a presença da prefeita Darlene Pereira e da secretária municipal de Cultura e Economia Criativa, Rita Patta Rache. A principal pauta foi o programa federal Territórios Criativos – Brasil Criativo e a proposta de implantação de um território criativo na cidade e região.

Para a secretária Rita, o encontro aproxima o Município de políticas e ações do governo federal, em um momento de aprendizado: "É uma oportunidade de aproximação maior com o Ministério da Cultura através da Cláudia, com toda a sua trajetória, e o que ela pode fomentar, nos ajudando a potencializar o que já temos aqui. Estamos trabalhando muito nesse sentido. Foi uma insistência da prefeita acrescentar a economia criativa ao nome da secretaria e, hoje, temos uma superintendência voltada para essas políticas", disse. 

A secretária acrescentou: "Nosso planejamento inclui um programa para a constituição de um território criativo na região, e a presença da secretária nacional fortalece esse diálogo entre ações locais e políticas federais”. Conforme informou, a proposta da secretaria é criar um território criativo - Território Pampa-Litoral, que envolva Rio Grande, com possibilidade de expansão para outros municípios.

A prefeita Darlene destacou sua satisfação com a presença de variadas representações da sociedade para debater a economia criativa.

"Estou muito feliz com este encontro. É muito bom estar aqui nesta amplitude de representações. Os nossos povos tradicionais, que temos hoje aqui na cidade e que escolheram vir para cá. Rio Grande é a cidade mais antiga do estado, então muita coisa surgiu aqui. Nós temos um potencial histórico, artístico e cultural enorme, acumulado ao longo desse tempo. E nós precisamos valorizar isso e nos enxergarmos como produtores de cultura, historicamente, e com a capacidade de poder ir além", disse.

A secretária nacional Cláudia Leitão falou sobre a importância de fortalecer políticas públicas voltadas à economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável e inclusão social. Ela destacou a importância do programa Territórios Criativos, que busca valorizar os talentos locais, estimular a geração de renda e promover a integração entre cultura, inovação e economia.

Durante a reunião, Cláudia também compartilhou experiências e resultados obtidos em diferentes regiões do país, principalmente no estado do Ceará, onde foi secretária estadual. A gestora também trouxe experiências e estudos que realizou na Austrália, reforçando que cada território possui potencialidades únicas que devem ser mapeadas e impulsionadas. Segundo ela, iniciativas como a de Rio Grande contribuem para ampliar a participação da comunidade no processo criativo e consolidar a cultura como vetor de transformação social e econômica.

Para finalizar o encontro, a prefeita Darlene salientou que o desenvolvimento da economia criativa está entre as metas de governo:

"Quando falamos em economia criativa, valorizamos a cultura, teoricamente, mas ela também tem esse valor de dar sustento para as pessoas, de garantir a sobrevivência. Quando pensamos na economia criativa, a gente pensa na arte, na cultura, dentro desta lógica da sustentabilidade, de ser também esta fonte de riqueza e de desenvolvimento. As pessoas podem estar produzindo, fazendo o que gostam, e contribuindo com o desenvolvimento da nossa sociedade”.

Compartilhe:

de

43

Leia notícias relacionadas