Notícias
Rio Grande prepara Feira das Sementes Crioulas e a comemoração dos 10 anos do movimento
17/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Uma reunião preparatória para alinhar a organização da 10ª edição da Feira de Sementes Crioulas da Agrobiodiversidade, que ocorrerá no dia 6 de setembro, no CTG Rafael Pinto Bandeira, na Vila da Quinta, contou com a presença do titular da Secretaria de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC), Cláudio Costa, e do secretário-adjunto de Aquicultura e Pecuária (SMAP), Cledenir Mendonça. O encontro foi no salão Flor dos Pagos, na comunidade da Palma, na sexta-feira (15), e nele também compareceram integrantes da Emater e da Associação dos Guardiães de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade do Rio Grande.
O evento, que já se consolidou como referência regional, celebra uma década de preservação e valorização das sementes crioulas no município. A programação contará com palestras, atividades culturais, apresentações de trabalhos e a presença de guardiões de diferentes municípios, como São José do Norte, Pelotas, São Lourenço e Piratini.
Para os organizadores, a feira destaca o papel fundamental das sementes tradicionais para a segurança alimentar, a preservação ambiental e o enfrentamento das mudanças climáticas. “As sementes crioulas são resultado de um trabalho histórico dos agricultores, que selecionaram e aprimoraram suas variedades, garantindo alimentos fortes e resistentes. Elas são parte essencial do nosso passado e base para o futuro”, destacou o secretário Cláudio Costa.
A prefeita Darlene Pereira também já havia reafirmado o compromisso da gestão municipal com os guardiões das sementes. O compromisso foi ainda em uma reunião no período de transição de governo, realizada, em 2024, no mesmo local. O apoio da Prefeitura assegura a realização da mostra, reforçando a importância da preservação da biodiversidade e do fortalecimento da agricultura tradicional.
A programação detalhada do evento será divulgada nos próximos dias.
Compartilhe:
de
2