Notícias
Semana do Patrimônio 2025: público pode visitar exposições sobre a história da aviação em Rio Grande e o Mercado Público
18/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A cerimônia oficial de abertura da Semana do Patrimônio 2025 – que nesta edição homenageia especialmente o Mercado Público de Rio Grande – acontece na noite desta segunda-feira (18), às 18h, no Salão Nobre da Prefeitura. Mas a programação do evento anual que visa valorizar o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade já começou. A população interessada já pode frequentar as exposições “Eco dos Motores, Sopro da História: Aviação em Rio Grande” e “Frequentadores do Mercado Público Municipal”, ambas no Centro Histórico da cidade. A visitação aos espaços é gratuita.
Disponível das 9h às 17h, no Museu da Cidade (na Rua Marechal Floriano, nº s/n – Capela de São Francisco) , a exposição “Eco dos Motores, Sopro da História: Aviação em Rio Grande” apresenta ao público uma parte pouco conhecida da história local: a trajetória da Sociedade Anônima Aviação Aérea Gaúcha (SAVAG) e de seu fundador, Gustavo Cramer.
A empresa rio-grandina de aviação operou entre 1946 e 1966, sendo uma das primeiras companhias aéreas regionais do país. “Tanto a SAVAG quanto o próprio Gustavo Cramer ainda são nomes pouco lembrados em Rio Grande, embora nosso aeroporto leve o nome dele em homenagem à sua contribuição para a aviação”, destacou o guia do Museu, Alexandre Machado.
Grande parte do acervo em exposição foi doada pela neta de Cramer, que ainda reside na cidade. Entre os itens estão miniaturas de aviões, um óculos de aviador utilizado pelo fundador, documentos pessoais, como carteira profissional, licenças de pilotagem e registros de voo. A mostra também reúne objetos relacionados diretamente à empresa, cedidos por diferentes doadores, além de materiais de imprensa da época, quadros de horários e bilhetes de passagem.
Já a exposição “Frequentadores do Mercado Público Municipal”, aberta das 13h às 18h na Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, reúne fotografias de Felipe Dumont e Thierry Rios, que retratam diferentes aspectos da realidade e das ações feitas por frequentadores do Mercado Público. Esse que é muito mais do que um equipamento municipal destinado ao comércio e trocas, uma vez que agrega um valor simbólico de convivência e social, reforçando o patrimônio imaterial que influencia a comunidade e a cultura local.
A exposição é composta por 40 imagens de frequentadores e comerciantes do Mercado Público, feitas no ano de 2022. Muitos dos retratados foram, inclusive, escolhidos com a curadoria do próprio público que costuma estar no Mercado ou que tem ali o seu local de trabalho.
“Ora amigos e fregueses, ora comerciantes, entre idas e vindas diariamente, e que deixam um pouco de si, suas narrativas, o bate-papo, suas ações, a materialidade que reforça o valor do patrimônio imaterial que está além da temporalidade”, elenca a coordenadora da Fototeca Gianne Atallah sobre os registros que podem ser conferidos pelo público na exposição.
Realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Município de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), a programação acontece de 18 a 25 de agosto. O objetivo da Semana do Patrimônio em Rio Grande é consolidar saberes e práticas alinhadas a pesquisa e gestão ao contexto histórico-cultural do município através de atividades formativas como forma de fortalecer os processos do Patrimônio Cultural: salvaguarda; gestão; difusão, valorização e democratização do patrimônio; educação patrimonial, entendendo a necessidade constante do atendimento aos marcos legais do Patrimônio.
Confira a programação completa no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1kRZi84oyJBik41vVp5Ki2JxXUSL7Ubz6/view?usp=sharing
Compartilhe:
de
20