Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Audiência para definição do Plano de Aplicação de Recursos da PNAB é nesta quinta-feira (21)

19/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) e o Conselho Municipal de Política Cultural do Rio Grande promovem, na quinta-feira (21), a Audiência Pública referente a construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A atividade ocorre na Câmara Municipal do Rio Grande, a partir das 18h30.

O evento encerra o atual ciclo de oitivas sobre o tema e visa a apresentação dos resultados desses diálogos com a comunidade para definição das prioridades da PNAB para este ano. Além de conversas presenciais realizadas com o público interessado, também foi construído um questionário online de consulta ao setor cultural. Todos esses dados serão reunidos para embasar a formatação do PAR.

Conforme explica a secretária Rita Patta Rache, o Plano deverá ser informado ao Ministério da Cultura (MinC) na próxima semana. Na sequência, SMCEC e Conselho iniciam debate para a elaboração dos editais para seleção de projetos da área.

Visita do diretor da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), João Pontes

Pontes estará em Rio Grande também na quinta-feira (21), quando terá agenda com representantes da rede de pontos da Cultura Viva de Rio Grande durante a tarde. A visita do diretor é uma oportunidade para que os profissionais do setor possam apresentar suas atividades e conhecer mais sobre o funcionamento da PNCV.

De acordo com a secretária Rita, parte dos recursos da PNAB devem ser obrigatoriamente aplicados na PNCV. Segundo ela, foi desta forma que, no ano passado, Rio Grande pode ampliar sua rede, chegando a 13 pontos de cultura. Alguns deles possuem um extenso histórico de trabalho, como o ArtEstação e o Instituto Filhos de Aruanda.

Considerando esse contexto, Pontes também irá participar da Audiência Pública na Câmara de Vereadores para explicar como a PNCV deve ser relacionada ao processo da PNAB, auxiliando na compreensão sobre o formato de inclusão no PAR.  

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas