Notícias
Oficina de Cerâmica Guarani resgata saberes ancestrais na Semana do Patrimônio 2025
19/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Dando continuidade à programação da Semana do Patrimônio 2025, foi realizada na terça-feira, 19, a Oficina de Cerâmica Guarani, ministrada pelo arqueólogo Érico Costa. O encontro aconteceu na sede do Núcleo de Pesquisa Arqueológica - NPA, vinculado à Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa - SMCEC, reunindo mais de 20 pessoas interessadas em conhecer as técnicas tradicionais dos povos originários.
Segundo Érico, a atividade teve como objetivo relembrar a história dos povos tupis-guaranis por meio da arqueologia: "A oficina apresenta o resgate histórico dos povos tupis-guaranis. Eles faziam peças em cerâmica muito bonitas e bem trabalhadas. É preciso imaginar a dificuldade que enfrentavam em uma época em que não se tinha absolutamente nada, e ainda assim conseguiam produzir os objetos que encontramos hoje nas escavações e pesquisas”, destacou.
O arqueólogo avaliou a experiência como enriquecedora e educativa: "O que ensinamos aqui são informações que se perpetuam. As pessoas passam umas para as outras, e a comunidade vai aprendendo e conhecendo o nosso Laboratório de Arqueologia, destinado a promover oficinas, trabalhar com crianças, com empresas, para resgatar o patrimônio arqueológico pré-colonial presente no entorno da cidade do Rio Grande”.
Durante a oficina, os participantes puderam manusear a argila e experimentar as técnicas tradicionais. Érico explicou que, antigamente, os indígenas buscavam os chamados “barreiros” - barros sem areia - e utilizavam produtos vegetais e areia grossa para dar liga às peças. O fundo dos recipientes era geralmente arredondado, em formato de cuia, para que pudesse se encaixar em buracos feitos na areia, garantindo firmeza. Entre as principais cerâmicas produzidas pelos tupis-guaranis estavam o cambuchi gaçu (talha grande), o yapepó (tigela) e o nhetá (pequeno recipiente).
A atividade também contou com a participação do grupo “Mais Saúde Mude1Hábito”, acompanhado pelo profissional de educação física da Unimed Litoral Sul, Rodrigo Thorman. "Viemos prestigiar a Oficina de Cerâmica Guarani e, ao longo da semana, também estaremos engajados nas próximas atividades, buscando sempre conhecimento e vivências para as integrantes do nosso projeto social”, afirmou o educador.
A Semana do Patrimônio 2025 segue até a próxima segunda-feira, 25, com programação diversificada disponível nos canais oficiais da Prefeitura Municipal.
Compartilhe:
de
15