Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Semana do Patrimônio 2025: Palestra no IFRS destaca vivências e cuidados com o patrimônio histórico

20/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Na noite desta terça-feira, 19, dando sequência à programação da Semana do Patrimônio 2025, o Anfiteatro Earle Barros, do IFRS, recebeu a arquiteta Jane Borghetti para a palestra “Vivências com o Patrimônio Histórico e Cultural em Rio Grande”.

A atividade foi aberta pela coordenadora da Fototeca Municipal Ricardo Giovanninni, Gianne Atallah, que destacou a importância da realização do evento. “A nossa Semana do Patrimônio já está na sua terceira edição e, dessa vez, a estrela da festa é o Mercado Público Municipal. Para quem trabalha na área do patrimônio, realizar esta nova edição é uma vitória. A nossa essência é conseguir reunir as pessoas, e o patrimônio tem essa grande dificuldade, que é unir e manter unido, pensar o coletivo. Então quando conseguimos essa união, é uma vitória. Desejamos que a Semana do Patrimônio tenha vida longa, com muitas edições”, disse.

A noite foi marcada pela troca de conhecimentos e experiências da palestrante com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFRS Campus Rio Grande. A arquiteta compartilhou momentos da sua trajetória profissional, apresentou projetos dos quais participou e também dividiu algumas de suas frustrações relacionadas à preservação do patrimônio histórico da cidade.

Jane ressaltou que, em sua visão, ainda existem diferenças entre o que está previsto na legislação e o que acontece na prática, evidenciando os desafios da preservação do patrimônio.

A palestrante destacou que a falta de educação patrimonial contribui para a desinformação e acaba dificultando a valorização do patrimônio, já que algumas pessoas não entendem a importância de preservar estes espaços.  Para ela, é fundamental que a sociedade conheça melhor a história da arquitetura local e os profissionais que atuam na área, de forma a fortalecer o cuidado com os bens culturais, e a Semana do Patrimônio é uma oportunidade de disseminar este conhecimento.

A Semana do Patrimônio 2025 segue com diversas atividades até a próxima segunda-feira, 25, promovendo debates, oficinas, exposições e vivências voltadas à preservação da memória cultural da cidade do Rio Grande.

Compartilhe:

de

11

Leia notícias relacionadas