Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura reúne-se com setor cultural e dialoga sobre restauração do Teatro Municipal prevista para dezembro

22/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A prefeita Darlene Pereira e a titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Rita Rache reuniram-se na tarde desta sexta-feira (22) com representantes do setor cultural - grupos de teatro e academias de dança - do município do Rio Grande, para tratar da obra de restauração do Teatro Municipal. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura, onde a prefeita anunciou que a obra vai começar em  dezembro, oportunizando que a classe artística possa utilizar o espaço até o início das obras com previsão para o dia 15  daquele mês. A reunião contou com a presença da diretora do teatro, Raquel Valério, dos vereadores Glauber Nunes (PT), Rogério Gomes (Cidadania) e do secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa.

A secretária explicou que, após articulação junto à Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) e à produtora cultural responsável pela obra, foi possível ampliar o prazo de execução do projeto. Com isso, o teatro permanecerá aberto para grupos de teatro, academias de dança e escolas que utilizam o espaço, até dezembro. "A obra no palco inicia a partir do dia 15 de dezembro, sem prejuízo às atividades culturais previstas para o segundo semestre", citou a secretária. Ela esclareceu que o objetivo da reunião foi anunciar ao setor cultural que foi possível adiar o início da obra no palco e, assim, o teatro poderá seguir sendo utilizado até dezembro, enquanto se avança na compra de materiais e nas etapas preparatórias da obra.

Investimento e articulação

A obra, orçada em quase R$ 2 milhões, foi aprovada na Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC-RS) e conta com diferentes patrocinadores. A captação de recursos foi concluída neste ano, com destaque para o aporte de R$ 1 milhão da Equatorial Energia, viabilizado por meio de articulação do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT).

Os reparos no teatro incluem a reconstrução estrutural do palco, comprometido pelas enchentes de 2024, além da troca da forração acústica e da atualização da rede elétrica, garantindo segurança e melhores condições técnicas para espetáculos. Também estão previstas melhorias em equipamentos e na Sala Politeama – espaço anexo com capacidade para cerca de 70 pessoas, utilizado para exposições, palestras e atividades educativas.

Novo edital

Durante a reunião, integrantes do setor cultural e o Executivo definiram que as apresentações culturais ocorrerão a partir de outubro e até o dia 14 de dezembro. Na próxima semana, vai ser aberto um novo edital para ocupação das datas disponíveis para os  espetáculos.

A prefeita Darlene Pereira reforçou o compromisso da gestão com o setor cultural. "O Teatro Municipal é um patrimônio histórico e cultural da nossa cidade. Garantir que ele continue acolhendo a produção artística local, ao mesmo tempo em que avança em sua restauração, é uma conquista coletiva."

Opinião

Uma das manifestações sobre a reunião foi do diretor da Academia Geração Eleita, Elenilson Zamboni, que relatou a importância do diálogo com a atual gestão municipal. Para ele, a reunião com a prefeita foi marcada pela transparência e pela busca de soluções para demandas apresentadas pela comunidade cultural. “Foi bem produtiva. Ela ouviu as nossas demandas na semana passada e hoje ficamos bem felizes por ela ter nos chamado e ter trazido uma solução para o problema que trouxemos, que é o nosso teatro fechado”, afirmou.

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas