Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Semana do Patrimônio 2025: Prêmio Memória da Arquitetura destaca projeto da Riachuelo e prédios históricos preservados

25/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A noite de domingo, 24, marcou a entrega do Prêmio Memória da Arquitetura "Oscar Décio Carneiro", dentro da programação da Semana do Patrimônio 2025. Foi na Loja Maçônica União Constante, um dos prédios homenageados e que conta 180 anos de história.

O Núcleo Rio Grande do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) realiza o Prêmio anualmente, para destacar pessoas, empresas, entidades ou instituições que contribuem de alguma forma para a preservação do patrimônio histórico edificado. A Comissão de Premiação é formada, além do Núcleo do IAB, por: Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio Grande (Searg), Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Biblioteca Rio-Grandense, FURG e Promotoria Especializada do Ministério Público Estadual.

Neste ano, recebeu o prêmio como pessoa física a arquiteta Eliza Furlong Antochevis, autora do Projeto que pesquisa e divulga a Rua Riachuelo e seus prédios marcantes para a história da cidade. A profissional e o trabalho foram saudados pela secretária adjunta da SMCEC, Janice Hias.

O prêmio de pessoa jurídica destacou a restauração do prédio da antiga padaria 3 Estrelas, na esquina das ruas Duque de Caxias e Dr. Nascimento. A obra foi feita e o prédio hoje é usado comercialmente pela Farmácia Fórmula Exata, por decisão "de coração" da proprietária Édina Cristiane Flores quando procurava nova sede para a empresa.

Desde 2010, o Núcleo do IAB homenageia também os Prédios Destaque, que este ano são duas edificações muito representativas para a cidade. A Casa de Mestre do Complexo Rheingantz, hoje restaurado e em bom estado de conservação, cuja importância foi relatada pela arquiteta Rosana Pinho; e a casa que sediou o prêmio,  a Loja Maçônica União Constante, na rua Silva Paes.

Segundo a arquiteta e urbanista Liane Friedrich, presidente do Núcleo do IAB, esse é outro exemplo de inspiração,  "que honra o passado e valoriza o presente". Um dos integrantes, Rudá Kalikowski, falou sobre a história da Loja Maçônica e do prédio.

A prefeita Darlene Pereira foi representada no evento pela arquiteta e urbanista Giovana Trindade, titular do Gabinste de Programas e Projetos Especiais (GPPE). Também esteve presente a diretora da Fototeca Municipal e coordenadora da Semana do Patrimônio,  Gianne Atallah. A Semana do Patrimônio 2025 encerra logo mais às 18h, com a celebração do aniversário da Catedral de São Pedro e apresentação da Orquestra Rossini.

Compartilhe:

de

13

Leia notícias relacionadas