Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rio Grande recebe apresentação do programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde

26/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Integrantes do Ministério da Saúde estiveram em reunião, nesta terça-feira (26), com representantes de instituições hospitalares, na sede da Prefeitura do Rio Grande. O encontro, coordenado pela prefeita Darlene Pereira, teve como objetivo apresentar o funcionamento do programa “Agora Tem Especialistas”, iniciativa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde especializados, reduzindo as filas de espera.

Entre as autoridades presentes à reunião, estavam dirigentes de hospitais do Município, como o presidente da Santa Casa, Renato Silveira, a secretária de Saúde do Rio Grande, Juliana Acosta, e o titular da pasta em São José do Norte, Lucas Penteado, que acompanhava o prefeito Neromar Guimarães.

A apoiadora institucional do Ministério da Saúde para o Rio Grande do Sul, Marina Manzano, conduziu a apresentação técnica do programa, destacando que a iniciativa, lançada em 2025, integra e amplia ações já existentes em anos anteriores. “O programa traz componentes ambulatoriais, cirúrgicos, de ressarcimento ao SUS, acesso à radioterapia, créditos financeiros, provimento de profissionais e ações de formação e aprimoramento”, explicou Marina.

Darlene Pereira ressaltou a importância da parceria entre os prestadores, as gestões municipais e o Governo Federal. Disse que a reunião teve o objetivo de buscar ampliar o atendimento na área de especialidades no Município e região. Citou que há a possibilidade das demandas serem diminuídas - “hoje são imensas” -, pois é um problema que atinge toda a Zona Sul.

Na mesma linha, a secretária municipal de Saúde, Juliana Acosta enfatizou o esforço da gestão em articular os diferentes atores para garantir a adesão ao programa. Afirmou que o Rio Grande tem uma atenção primária consolidada, com cerca de 80% de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), mas a realidade do Rio Grande não é muito diferente da restante do Estado, pois há um gargalo bem grande em relação à atenção especializada. Acrescentou que o objetivo é articular as pontas, criando novas ofertas de serviços com apoio do programa federal.

O presidente da Santa Casa, Renato Silveira, também manifestou otimismo. Afirmou ser importantíssimo esse envolvimento do Município, da Secretaria da Saúde e do Ministério com os prestadores de serviço. "São de fundamental importância. Queremos crer que se consiga avançar bastante e reduzir, sim, nesses programas o tempo de espera na fila para diversas especialidades."

O programa “Agora Tem Especialistas” está em fase de implementação em várias localidades e contará com monitoramento conjunto entre Ministério da Saúde, estados e municípios, que deverão acompanhar indicadores e séries históricas de atendimento.

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas