Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Empregabilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência é tema de evento no Partage Shopping

27/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Integrando a programação da Semana da Pessoa com Deficiência, foi realizado o evento “Empregabilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, no Partage Shopping Rio Grande.

Promovida pela Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades - COMDAH, com o apoio do Tudo Fácil, do Sistema Nacional de Emprego - Sine Rio Grande, além de outras instituições, a atividade contou com o encaminhamento de currículos para empresas e orientações sobre inclusão e acessibilidade. O encontro também foi um espaço de diálogo para fortalecer a integração entre profissionais e empregadores.

O titular da COMDAH, Rafael Carneiro, agradeceu a parceria de todos na realização do evento e colocou a coordenadoria à disposição das empresas e da comunidade. Ele ressaltou que o processo de inclusão não é simples, tanto para quem busca emprego, quanto para quem oferece as oportunidades.
"Muitas vezes existe o medo, por parte da pessoa com deficiência, de buscar o mercado de trabalho e as coisas não darem certo. Da mesma forma, as empresas também têm dúvidas sobre como avançar nesse processo. Por isso, precisamos dialogar: quais são as vagas oferecidas? Como essas informações chegam até as pessoas com deficiência? A coordenadoria está à disposição para conversar com as empresas e levar esse conhecimento adiante”, destacou.

Rafael reforçou, ainda, a importância de romper preconceitos e fazer reflexões sobre acessibilidade no ambiente de trabalho: “Se conseguirmos superar as barreiras do desconhecimento e do preconceito, estaremos avançando. Muitas vezes, basta repensar: será que não é mesmo possível contratar uma pessoa cega ou cadeirante para uma função administrativa? Esse tipo de reflexão é fundamental para desmistificar o capacitismo e ampliar as oportunidades”, concluiu.

O encontro contou também com a participação do auditor sênior do Ministério do Trabalho e Emprego, João Moreira, que avaliou a atividade de forma positiva: “Houve grande presença de empresas, gerentes e coordenadores de RH, o que fortaleceu ainda mais os debates. A interação foi intensa, com espaço para dúvidas e esclarecimentos sobre a necessidade da inclusão das pessoas com deficiência”, disse.

Moreira também ressaltou a importância de momentos como este para conscientizar e orientar as empresas: "Temos um número significativo de pessoas com deficiência em nossa cidade, que precisam de treinamento, mas, sobretudo, necessitam de oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. As empresas estão cada vez mais conscientes dessa realidade, até porque se trata de uma legislação federal que precisa ser cumprida. Mais do que fiscalizar, nosso objetivo é pedagógico: esclarecer, orientar e trabalhar pelo convencimento das empresas. Isso gera resultados muito mais efetivos”, concluiu.

As atividades da Semana da Pessoa com Deficiência vão até a próxima sexta-feira, 29, com programação voltada à conscientização sobre a necessidade de inclusão, acessibilidade e combate ao capacitismo.

Compartilhe:

de

7

Leia notícias relacionadas