Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Vice-prefeito e secretário-executivo da Defesa Civil participam de reunião da AzonaSul sobre auxílio a municípios afetados pelas últimas chuvas

28/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O vice-prefeito de Rio Grande e coordenador da Defesa Civil Municipal, Renatinho, acompanhado do secretário-executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel, participou na manhã desta quinta-feira (28) de uma reunião promovida pela Associação dos Municípios da Zona Sul (AzonaSul). O encontro, realizado de forma virtual, tratou da busca por suporte nacional junto ao governo federal para os municípios da região, que vêm enfrentando, nos últimos períodos, chuvas intensas, cheias de arroios e alagamentos em áreas ribeirinhas da Lagoa dos Patos.

A reunião contou com representantes de cidades como São Lourenço do Sul, São José do Norte, Candiota, Pelotas, Pinheiro Machado e Rio Grande, entre outros. O deputado federal Alexandre Lindenmeyer-PT representou o poder Legislativo para o encaminhamento das demandas ao governo federal, enquanto a condução do encontro ficou a cargo do presidente da AzonaSul e prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga.

O destaque do encontro foi a situação recentemente vivenciada pelo Município de São Lourenço do Sul, cujas chuvas intensas entre os dias 22 e 23 de setembro ocasionaram o transbordamento do arroio que passa pela cidade, atingindo centenas de moradias. O vice-prefeito de Rio Grande, assim como os demais prefeitos presentes na reunião, reforçaram a sua solidariedade e o apoio ao Município.

Durante sua participação, Renatinho destacou que, apesar do acumulado de 92 milímetros de chuva em Rio Grande nos mesmos dias, a cidade não registrou grandes alagamentos. Segundo ele, a melhora é resultado do trabalho preventivo da Defesa Civil em parceria com secretarias como a de Infraestrutura (SMI) e de Serviços Urbanos (SMSU), com ações permanentes de limpeza de canais e desassoreamento de áreas ribeirinhas. “Com estas ações, temos observado melhorias e uma resposta mais eficiente do nosso sistema de drenagem”, afirmou.

O vice-prefeito lembrou, no entanto, que Rio Grande decretou situação de emergência no final de junho, diante da ameaça de cheias, decreto que foi reconhecido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os recursos oriundos desse reconhecimento serão aplicados na limpeza do sistema pluvial das zonas ribeirinhas.

No encontro, também foi debatida a possibilidade de utilizar recursos do Fundo Estadual de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs) para a recuperação de estradas vicinais prejudicadas pelos alagamentos.

Como encaminhamento, a AzonaSul deverá elaborar um relatório consolidando as demandas regionais. Entre os dias 13 e 17 de outubro, uma comitiva de prefeitos e representantes da Zona Sul irá a Brasília para apresentar as solicitações ao governo federal.

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas