Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura realiza reunião com comunidade do Buchholz para tratar de obras em andamento e futuros projetos

29/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Uma reunião promovida na noite de quinta-feira (29) pela Prefeitura com moradores do bairro Buchholz discutiu projetos em execução e outros em fase de elaboração pela administração municipal, com destaque para a construção da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), a pavimentação de ruas do bairro e a implantação de uma ciclovia ou ciclofaixa na Avenida Brasil. Conforme os moradores, foi a primeira reunião para tratar desses assuntos, desde que eles foram definidos no ano passado. O encontro aconteceu na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular e reuniu secretários municipais, dirigentes da Associação de Moradores e dezenas de moradores da região.

Durante as discussões, muitos moradores relataram que não houve, na gestão anterior, espaço para debates sobre obras e projetos destinados ao bairro. Para muitos, esta foi a primeira oportunidade de conhecer detalhes diretamente com a equipe da Prefeitura, questionar impactos e apresentar reivindicações.

O presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Ernesto Buchholz, Ângelo Goulart, avaliou o encontro como um marco para a comunidade. “Tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas, apresentar preocupações e ouvir as propostas da Prefeitura. É a primeira vez que um diálogo aberto como este acontece com secretários municipais. O resultado foi bastante positivo”, afirmou.

Obras e projetos futuros

O secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, abriu a reunião destacando a importância do diálogo direto com a comunidade. Relatou que o Executivo recebeu o convite da associação e, “como temos feito em todos os bairros, viemos apresentar os projetos e ouvir a população”. No Buchholz, foi tratado sobre a obra em andamento da nova unidade de saúde, problemas envolvendo a Corsan, a pavimentação de ruas e, principalmente, a proposta de implantação de uma ciclofaixa ou ciclovia na Avenida Brasil, que ainda está em fase de estudos técnicos. “A Prefeitura só avançará após nova conversa com a comunidade”, ressaltou.

Ao apresentar as obras em execução e aquelas previstas para o bairro, a titular da Secretaria do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Giovana Trindade disse que a UBSF já tem cerca de 30% dos trabalhos concluídos. Em relação à ciclovia ou ciclofaixa — ainda não definido qual modelo será executado —, a secretária esclareceu que o projeto faz parte de um financiamento internacional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), mas que nenhuma decisão será tomada sem a participação da comunidade. “A proposta da atual gestão é construir junto com os moradores. Sabemos que existem preocupações quanto ao impacto no comércio local e nas vagas de estacionamento, mas garantimos que o projeto será amplamente discutido e ajustado de acordo com as demandas apresentadas. Nenhuma obra será aprovada sem o diálogo prévio”, reforçou.

Diálogo e transparência

Além de Cláudio Costa e Giovana Trindade, também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura, Luiz Spotorno e o superintendente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança - SMMAS, Daniel Silva. O encontro foi marcado pela troca de informações, questionamentos e propostas apresentadas pelos moradores, que, de acordo com o Executivo, serão analisadas e incorporadas aos projetos sempre que possível. Spotorno esclareceu à comunidade que diversas obras estão em andamento na cidade fazem parte do financiamento aprovado na gestão anterior com a agência francesa e que não tiveram discussões com os moradores. Ele explicou que as obras em andamento fazem parte de financiamento internacional e que, por isso, a aprovação dos projetos e a execução das obras obedecem critérios da agência e não do Executivo.

Na área de Trânsito, o superintendente frisou ser importante uma ciclovia ou ciclofaixa na Avenida Brasil, e que “em nada” o projeto afetará o estacionamento ou trará prejuízos aos moradores e comerciantes locais. Defendeu ser importante esse tipo de via específica para ciclistas que, na maioria dos casos, são trabalhadores que se utilizam da bicicleta para atravessar o bairro e irem para os locais de trabalho.

Para a administração municipal, a reunião representou um passo importante na construção de uma gestão mais participativa. “Foi uma noite construtiva, em que conseguimos ouvir as reivindicações e explicar os próximos passos. Essa proximidade com os bairros é fundamental para que a população acompanhe o andamento das obras e ajude a construir soluções”, destacou Cláudio Costa.

O Executivo reiterou o compromisso de manter o diálogo constante com a comunidade do Bairro Buchholz. Novas reuniões estão previstas à medida que os projetos avancem, garantindo transparência, participação popular e alinhamento entre o poder público e os moradores.

Compartilhe:

de

11

Leia notícias relacionadas