Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

"Tarde Inclusiva” promove diversas atividades no encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência

29/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (29) o Largo Dr Pio foi palco de uma importante ação que marcou o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pela Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades. A “Tarde Inclusiva” reuniu diversas instituições e equipes de projetos que atuam diretamente com pessoas com deficiência, ofertando diversas atividades ao público e apresentações artísticas. 

Para o titular da Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Rafael Carneiro, o evento é uma grande oportunidade para trabalhar a conscientização da sociedade e dar visibilidade às pessoas com deficiência. 

“Estou muito feliz em perceber nossas instituições reunidas nesse espaço, trazendo as suas atividades, para que as pessoas que passam pelo local possam ver que nós existimos, que estamos presentes na sociedade e temos muito potencial para mostrar. É uma tarde de muita alegria, informação e conscientização. Esse é o principal objetivo da Semana da Pessoa com Deficiência, a conscientização sobre o capacitismo, que é o preconceito contra as pessoas com deficiência”, diz. 

A tarde teve início com uma apresentação do grupo de dança da Escola de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, chamado “Luzzardi em Movimento”. Pouco depois foi a vez do Grupo musical Escola Viva e, mais tarde, também se apresentou a Bateria Inclusiva.

Além das apresentações, diversos serviços e instituições estiveram disponíveis ao longo da tarde, como o brechó do Grupo de Mães da APAE; o projeto Paradesporto da Secretaria da Educação (SMEd) com atividades recreativas; a Escolinha de Trânsito da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS); Escola de Educação Especial José Alvares Azevedo e Escola Viva com materiais inclusivos utilizados com os alunos e outros, como máquina de escrever em braile e relógio para cegos. 

Também participaram o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde (SMS); o Programa Municipal IST/HIV e Hepatites Virais da SMS com distribuição de preservativos, orientações e testagem para HIV, Sífilis e Hepatites A e B; Sesc e Senac com verificação de pressão arterial e glicose; e o MultiTEA, que levou um carrinho para passeios com as crianças.

Compartilhe:

de

47

Leia notícias relacionadas