Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Ministério da Saúde anuncia ampliação de serviços especializados e novas parcerias durante visita a Rio Grande

31/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Em agenda oficial no município do Rio Grande, neste domingo (31), o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES), Mozart Sales anunciou um conjunto de medidas estratégicas para ampliar o acesso a exames, cirurgias e consultas especializadas no município e em toda a Região Sul. A agenda incluiu uma visita às instalações do Hospital de Cardiologia e Oncologia da Santa Casa e ao hospital privado Monporto e uma reunião na sede da Prefeitura, onde estavam o vice-prefeito Renato Gomes (Renatinho), outros gestores municipais, dirigentes de hospitais e o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), que abriu a agenda.

Durante reunião, coordenada por Renatinho, o secretário confirmou a ampliação de consultas e procedimentos de oftalmologia e ortopedia e outros exames de diagnóstico no Rio Grande e em Pelotas. Um plano de ação conjunto com a Secretaria de Município da Saúde (SMS) será apresentado até o final da semana, permitindo que os novos atendimentos comecem a ser ofertados a partir de setembro.

O secretário também informou que, no próximo dia 19, haverá uma reunião em Brasília (DF) entre o Ministério da Saúde e a direção da Santa Casa do Rio Grande. O encontro tratará da inclusão da instituição no programa de crédito financeiro que possibilita a troca de dívidas tributárias por serviços de saúde. Conforme o secretário, o mecanismo permitirá que o hospital regularize suas pendências, o município reduziria as filas e a população passa a ter mais cirurgias e exames à disposição.

No final da visita, o vice-prefeito comentou que a presença do secretário nacional foi bastante importante não só para o Rio Grande mas para toda a região. Afirmou que é possível fazer um trabalho integrado – ministério, governo estadual e município, para que se possa dar fluidez nas demandas reprimidas, incluindo exames e cirurgias.

A gestora da Saúde no Rio Grande, secretária Juliana Acosta lembrou que todos os dias as demandas pela atenção especializada chegam à secretaria. “São encaminhamentos feitos para consulta, exames, cirurgias e as pessoas, às vezes, esperam anos para ter esse acesso garantido. Hoje, a vinda do ministério, por meio do secretário Mozart Sales, demonstra o compromisso do governo federal, junto com a Secretaria de Estado da Saúde do RS- SES/RS, para que possamos enfrentar juntos esse desafio histórico no SUS – Sistema Único de Saúde”.

Referindo-se ao potencial hospitalar no Rio Grande - Santa Casa, Hospital Universitário, Monporto e o Centro Médico da Unimed, a secretária municipal acredita que “temos capacidade instalada no Município e podemos articular recursos com o governo federal para ampliar a oferta de procedimentos e de consultas, a fim de otimizar a estrutura e melhorar a qualidade de vida e a atenção à saúde da população.”

De forma otimista, Juliana Acosta disse que, em breve, “teremos resultados”. Na agenda com o secretário nacional foi confirmado um cronograma de trabalho para, até o final do ano, zerar filas da atenção da oftalmologia, da média complexidade de traumatologia e da cardiologia. Agora, “vamos fazer um estudo aqui, junto com os prestadores de serviços, e organizar a proposta para o ministério sobre como contratualizar, a fim de podermos ter um resultado concreto até o final deste ano”, frisou.

Agora Tem Especialistas

Mozart Sales disse que as ações confirmadas na agenda que fez no Rio Grande do Sul são referentes ao programa “Agora Tem Especialistas”, criado em 2025 pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Saúde. O programa tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde - SUS. “Estamos percorrendo o Brasil, de domingo a domingo, com a missão de diminuir o tempo de espera e ampliar o acesso a procedimentos especializados. Não podemos aceitar que a população aguarde meses para exames ou cirurgias, especialmente em casos graves como o câncer”, afirmou Sales, que no próximo final de semana estará na região Norte do Brasil.

Parcerias e investimentos

Na pauta com Mozart Sales, foi debatida a instalação de novos equipamentos nas instituições hospitalares, o fortalecimento de parcerias com hospitais filantrópicos e privados e a integração da rede de regulação. O secretário nacional da SAES destacou que as agendas realizadas no Rio Grande do Sul, desde a sexta-feira, incluíram encontros em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, sempre com foco na ampliação de serviços especializados. Em Pelotas, por exemplo, o Ministério da Saúde credenciou as primeiras equipes da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) e acompanhou as obras do novo pronto-socorro.

Com as medidas anunciadas no Rio Grande e em outras regiões do estado e do Brasil, a expectativa é que entre setembro e dezembro – período batizado por Mozart Sales como BR-bro, a região Sul do estado registre um expressivo aumento no número de cirurgias, exames especializados e consultas médicas, fortalecendo o atendimento e garantindo mais dignidade à população.

Oportunidades

O presidente da Santa Casa, Renato Silveira, considerou importantíssima a visita e a reunião com o secretário Mozart Sales. Disse que foi importante o diálogo para que o secretário entendesse as necessidades da instituição e "nós compreendêssemos melhor os programas do governo, os incentivos, o Mais Médicos, Mais Especialistas, enfim, os programas de recuperação de crédito". O presidente citou que a visita ao hospital e a conversa sobre as linhas de cuidado que a instituição possui, bem como a respeito da contratualização, "são muito importantes". Citou a parceria com o Ministério da Saúde e a compreensão da necessidade de recuperação do hospital, não só para a Santa Casa, mas para a comunidade como um todo.

Por sua vez, o diretor-geral do hospital Monporto, Márcio Slaviero considerou como uma grande oportunidade para a instituição a proposta feita pelo ministério por meio do programa Agora Tem Especialistas. Disse que é uma forma de ocupar horários e serviços disponíveis no hospital com especialistas que atuam no local. "É a oportunidade ideal entre a demanda da população com a oferta que dispomos". Afirmou, ainda, que vão traçar estudos junto com o ministério sobre quais serviços poderão implementar, para então firmar um contrato visando o atendimento à população da região que aguarda na fila do SUS.

Compartilhe:

de

26

Leia notícias relacionadas