Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Conferência de Direitos Humanos de Rio Grande é nesta quinta-feira (4), na Prefeitura

02/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com os movimentos sociais atuantes em Rio Grande, promove na próxima quinta-feira (4) a etapa municipal da 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (13ª ConDH). O evento acontece no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, no prédio da Prefeitura, a partir das 9h, e marca a primeira conferência sobre o tema após a inclusão dos Direitos Humanos na estrutura de gestão da SMADH e da Prefeitura.

As inscrições estão disponíveis AQUI (HIPERLINK) e também podem ser feitas presencialmente na data. A intenção do evento é oportunizar um espaço de discussão com a comunidade para a construção de políticas públicas de proteção e acesso aos direitos humanos.

A Conferência tem o tema central “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”. De acordo com a organização, desde a última edição em 2016, o país enfrentou retrocessos significativos nas articulações no campo dos direitos humanos, prejudicando a efetividade das políticas públicas e restringindo o diálogo entre sociedade civil, governo e outros atores relevantes.

De acordo com a titular SMADH, Dianelisa Amaral Peres, a conferência oportuniza um momento para que a população possa compreender corretamente as questões que envolvem os direitos humanos.

“ Estamos com uma expectativa muito grande para falar sobre isso no Município. Nós sabemos que existe uma grande violação de direitos, tanto racial, quanto com crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, entre outros. Precisamos falar sobre direitos humanos e acredito que vai ser bem esclarecedor para a população, para apresentarmos à comunidade o que são os direitos humanos”, comenta.

A atividade irá definir as principais propostas locais para a área, a partir de seis eixos norteadores, assim como os delegados que irão representar Rio Grande na etapa estadual. Além dos debates temáticos, a programação também prevê uma série de palestras sobre diferentes aspectos relacionados aos Direitos Humanos. Confira, abaixo, a programação.

09h - Primeira Chamada;

09h 30- Abertura e composição da Mesa

10h - Apresentação cultural - Leitura de Trechos da Obra “12 Narrativas Para uma História da Violência Obstétrica”

10h20 - 10h30 - Leitura e Aprovação do Regimento

10h30h - 10h50 - Painel: "Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas" - Lucas Moreira

10h50 - 11h10: Painel: "Envelhecer em Rio Grande e os desafios da promoção dos direitos humanos das pessoas idosas" - Carolina Larrosa de Oliveira Claro

11h10 - 11h30 Painel: Comunidades Indígenas em Rio Grande

11h50 - Fala Ali - Violação de Direitos Humanos na Palestina

12h – Almoço
 

13h30 - Rodas de Conversa:

EIXO I - Enfrentamentos das Violações e Retrocessos

EIXO II - Democracia e Participação Popular

EIXO III - Igualdade e Justiça Social

EIXO IV - Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos

EIXO V - Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional

EIXO VI - Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos

15h30 - Leitura e aprovação das Propostas e eleição da delegação para a conferência estadual

 

17h – Apresentação Cultural

17h30 - Encerramento

--


 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas