Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Setembro Verde terá curso sobre tratamentos de pacientes com necessidades especiais para profissionais de odontologia

10/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Ocorre na próxima terça-feira (16) em Rio Grande o curso “Tratamentos minimamente invasivos no Atendimento Odontológico ao Paciente com Necessidades Especiais”. A formação é gratuita e ocorre das 9h às 12h no Sest/Senat. Não é necessário realizar inscrição antecipada.

A ministrante será a professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dr. Márcia Cançado Figueiredo, considerada umas das principais referências do assunto na América Latina. A ação é direcionada para Cirurgiões-Dentista, Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), Técnicos em Saúde Bucal (TSB) e Profissionais da Saúde em geral, reforçando o compromisso do Município com a luta das pessoas com deficiência para acesso a serviços públicos, como de saúde.

A atividade é alusiva ao Setembro Verde de Rio Grande, realizado pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da Coordenadoria das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Sest/Senat e Projeto Acolhendo Sorrisos Especiais ,da Faculdade de Odontologia da UFPel. Também antecipa o Congresso de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do Rio Grande do Sul (Copergs), que ocorre nos dias 28 e 29 de novembro de 2025 em Porto Alegre.

Márcia Cançado Figueiredo

Professora Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Mestre e Doutora em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo/USP.

Especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública; Especialista em Atendimento Odontológico a Pacientes com Necessidades Especiais pelo CFO; Presidente da Comissão de Atendimento Odontológico a Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO); Coordenadora do curso de especialização em Atendimento Odontológico a Pacientes com Necessidades Especiais da Faculdade de Odontologia da UFRGS.

Mutirão de atendimento

Também como parte do Setembro Verde, neste mesmo dia será realizado um mutirão de atendimento odontológico para pacientes com deficiência e não colaborativos. A ação acontece das 9h às 17h, na sede do Sest/Senat, localizada na Rua das Galeras, 190, no Parque Marinha. O atendimento será por ordem de chegada.

Conforme explica o titular da Coordenadoria, Rafael Carneiro, o mutirão é especialmente destinado para as pessoas com deficiência e não colaborativas. Segundo ele, o atendimento odontológico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser bastante difícil e, por esse motivo, é necessário uma estrutura específica.

“É uma demanda histórica das famílias, porque muitas não conseguem esse atendimento e ficam sem. Acabam procurando o serviço apenas quando a única solução é a extração dos dentes, e isso traz muitos prejuízos. Então, para mim, é algo histórico conseguirmos atender essa demanda”, conta.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas