Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Setembro Verde tem mutirão de atendimento odontológico para pessoas com deficiência e curso para profissionais nesta terça-feira (16)

15/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Duas ações relacionadas com o Setembro Verde acontecem nesta terça-feira (16) no Sest/Senat. Entre as 9h e as 17h, será realizado um mutirão para atendimento odontológico de pacientes com deficiência e não colaborativos. Também acontece o curso gratuito “Tratamentos minimamente invasivos no Atendimento Odontológico ao Paciente com Necessidades Especiais”, das 9h às 12h.

O Setembro Verde é promovido pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da Coordenadoria das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos; Sest/Senat e Projeto Acolhendo Sorrisos Especiais, da Faculdade de Odontologia da UFPel.

Mutirão de atendimento

A iniciativa é viabilizada por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado Alexandre Lindenmeyer para a UFPel, visando o atendimento dos pacientes de Rio Grande e São José do Norte. Dessa forma, trata-se de uma parceria entre o curso de Odontologia da UFPel e Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e da Coordenadoria das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades.

Conforme explica o titular da Coordenadoria, Rafael Carneiro, o mutirão é especialmente destinado para as pessoas com deficiência e não colaborativas. Segundo ele, o atendimento odontológico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser bastante difícil e, por esse motivo, é necessário uma estrutura específica.

“É uma demanda histórica das famílias, porque muitas não conseguem esse atendimento e ficam sem. Acabam procurando o serviço apenas quando a única solução é a extração dos dentes, e isso traz muitos prejuízos. Então, para mim, é algo histórico conseguirmos atender essa demanda”, conta.

Formação para profissionais

O curso será ministrado pela professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dr. Márcia Cançado Figueiredo, considerada umas das principais referências do assunto na América Latina. A ação é direcionada para Cirurgiões-Dentista, Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), Técnicos em Saúde Bucal (TSB) e Profissionais da Saúde em geral, reforçando o compromisso do Município com a luta das pessoas com deficiência para acesso a serviços públicos, como de saúde. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar. 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas