Notícias
Especialização em Enfermagem Obstétrica formará 10 profissionais rio-grandinas
16/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

O município do Rio Grande terá suas primeiras enfermeiras na área de Enfermagem Obstétrica. Conforme a Secretaria da Saúde (SMS), serão 10 profissionais que participarão de um curso com duração de 16 meses, por meio de um convênio envolvendo o Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), SMS, Escola de Enfermagem e o Hospital Universitário, ambos da Furg.
A formação inédita foi confirmada essa semana, durante uma agenda em Brasília, entre a secretária da SMS, Juliana Acosta e o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS, Felipe Proenço. A Furg vai ministrar a parte teórica e prática do curso. Para o superintendente de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) da SMS, Diego Miranda, a princípio, Rio Grande não estava contemplado com essa especialização, mas, “em reunião com a UFMG, a Escola de Enfermagem da Furg e o ministério, foi possível trazer o curso para cá”.
Essa especialização foi ofertada para a Região 21, da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, o que tornará Rio Grande uma referência em Enfermagem Obstétrica na região. “A formação de 10 enfermeiras obstétricas vai qualificar a assistência ao parto e nascimento no Município e em toda a Região Sul do Estado”, cita a secretária.
A Enfermagem Obstétrica tem papel estratégico na humanização do parto e na garantia de práticas baseadas em evidências, promovendo segurança tanto para a mãe quanto para o bebê. Com a formação destas novas especialistas, o Rio Grande fortalece a rede de atenção à saúde da mulher, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo um cuidado mais humanizado e seguro para as famílias.
Foto: Faculdade ITH
Compartilhe:
de
0