Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Unidade 2 do Castramóvel é liberada e operação começa na próxima semana

17/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura recebeu, na terça-feira (17), a liberação por parte do Conselho de Medicina Veterinária para a utilização da segunda unidade do Castramóvel, vinculado à Secretaria dos Direitos Animais. O veículo adaptado, custeado por verba federal, aguardava há cerca de dois anos pelo aval do Conselho para iniciar sua operação.

Além do veículo principal, composto pelas estruturas para os processos operatório e pós-operatório, a unidade também conta com um reboque, onde será realizado o trabalho pré-operatório. Este reboque foi uma das exigências do Conselho, para que o procedimento de castração pudesse ser realizado do início ao fim. O componente já estava pronto no ano passado, porém, precisou passar por reforma após sofrer danos na cobertura, o que já foi corrigido.

Recentemente, equipes do Conselho visitaram a sede da secretaria para nova vistoria, aprovando as estruturas. Porém foram solicitados equipamentos como  oxigênio e um colchão térmico para utilização durante os procedimentos com os animais. Os itens então foram adquiridos e o Castramóvel agora está disponível para atendimento.

Na tarde desta quarta-feira (17), a prefeita Darlene Pereira esteve na sede da secretaria para visitar a nova unidade e comemorou o novo equipamento para atendimento de cães e gatos. “Estamos muito felizes, enfim o nosso Castramóvel 2 está pronto e disponível para atender a comunidade. É uma demanda muito esperada e hoje ele está totalmente adequado e liberado. O nosso objetivo principal é promover um controle ético da população de cães e gatos por meio da castração, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida da comunidade como um todo”, afirma

Início das atividades

A segunda unidade terá como foco o atendimento descentralizado, visando oportunizar os serviços nas áreas do interior do município. Na tarde de hoje, o titular da Secretaria de Direitos Animais (SMDA), Hiran Damasceno, e sua equipe foram até a Ilha da Torotama para dialogar com a comunidade local e avaliar o tamanho da demanda de castrações.  “A nossa intenção é castrar o maior número possível de animais. Vamos conversar, organizar a lista e entender qual a necessidade real, para programarmos quanto tempo o Castramóvel ficará lá”, diz

Na segunda-feira (22), o Castramóvel 2 estará na localidade para realizar as castrações. Na sequência, estão previstas ações semelhantes em regiões como Ilha dos Marinheiros, Povo Novo, Capilha, entre outras.

Sobre este contexto, o secretário reforça que o atual Castramóvel, localizado na sede da secretaria, irá continuar com o seu funcionamento normalmente. O atendimento ocorre de acordo com um cronograma preestabelecido.

O procedimento está disponível para animais com tutores e também comunitários. A exigência é de que haja um tutor responsável, especialmente para os cuidados do pós-operatório, que duram 10 dias.

Compartilhe:

de

8

Leia notícias relacionadas