Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Novo PAC contempla Rio Grande com mais R$ 42 milhões para a Orla Dom Bosquinho

18/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O governo federal anunciou na tarde desta quinta-feira, R$ 42,4 milhões para serem aplicados na primeira fase do projeto de recuperação da Orla Dom Bosquinho, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Seleções. A prefeita Darlene Pereira, que foi representada no evento em Brasília pelo vice-prefeito Renatinho Gomes, ressaltou que Rio Grande foi selecionada junto a 124 municípios do Brasil e 10 do RS e foi um dos dois projetos de mais alto valor liberado. "Estamos muito felizes pois esse projeto tem por objetivo maior fazer a contenção da orla do bairro Dom Bosquinho, atrás da Refinaria e bairro Lar Gaúcho visando dar mais qualidade de vida aos moradores e, principalmente, a contenção para evitar as enchentes.

São contempladas no projeto Orla Dom Bosquinho obras estruturantes destinadas à redução dos alagamentos e inundações que afetam o bairro Dom Bosquinho e áreas adjacentes, incluindo os bairros Navegantes e Lar Gaúcho. As principais intervenções, além da macrodrenagem, compreendem a construção de um dique em aterro e a implantação de duas casas de bombas, voltadas a assegurar o adequado escoamento das águas em períodos críticos, conforme explica a secretária adjunta do Gabinete de Programas e Projetos Especiais – GPPE, Caroline Quadrado.

Complementarmente, afirma ela, serão realizadas ações de reurbanização e recuperação ambiental, abrangendo melhorias na estrutura viária, adequações no desenho urbano das áreas ocupadas, de modo a garantir maior segurança jurídica às famílias residentes ali e valorizar o espaço urbano. O conjunto de ações proposto busca integrar medidas de infraestrutura e ordenamento territorial, assegurando maior proteção à população, melhoria das condições de mobilidade e habitação, e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

A área total de intervenção é de aproximadamente 243 mil metros quadrados, contemplando 1 km + 242m de orla, desde a Avenida Major Carlos Pinto até a Refinaria Rio-Grandense. O valor liberado abrangerá a primeira fase de obras.

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas