Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Fórum das Mulheres Indígenas do Rio Grande acontece na terça-feira (23)

19/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Com o objetivo de promover um espaço de diálogo, escuta e fortalecimento das vozes das comunidades indígenas aldeadas no município, na próxima terça-feira (23) acontece o Fórum das Mulheres Indígenas do Rio Grande. O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Povos Indígenas, em parceria com a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para os Povos Indígenas, e com o Comitê Intersetorial de Políticas Indigenistas.

A iniciativa é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Indígena (5 de setembro) e surge por solicitação das próprias mulheres aldeadas de Rio Grande, para que possam apresentar e discutir suas demandas. Conforme explica a Coordenadora de Políticas Públicas para os Povos Indígenas, Tatiana Freitas, já foi realizada neste ano a Conferência Nacional de Mulheres Indígenas, porém, as ações estiveram muito concentradas em outras regiões, como Santa Catarina e outros estados.

“É muito distante das mulheres daqui, a distância geográfica e financeira acaba silenciando as vozes das mulheres do sul do Rio Grande do Sul. Brasília mais ainda. Então elas apresentaram essa necessidade de falar sobre suas demandas", diz.

A ação é destinada para pessoas que trabalham diretamente e/ou indiretamente com as populações indígenas, assim como para todas as pessoas que tenham interesse em conhecer mais as mulheres indígenas aldeadas no município.

“Esperamos que as vozes das mulheres indígenas sejam ouvidas. Elas elaboraram uma carta para entregar à Prefeita, para a Furg e também encaminhar para o Ministério dos Povos Indígenas.”, acrescenta Tatiana.

Programação

A atividade começa às 9h, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, no prédio da Prefeitura, com a fala de autoridades locais e representações indígenas e apresentação artística. Na sequência ocorre o painel “Território, Alimentação e Políticas Públicas: Construindo o Bem Viver”, com a presença da Emater e lideranças indígenas, para diálogo sobre o Plano de Aquisição de Alimentos do Governo do Estado e o acesso às políticas públicas nas três esferas de governo.

Durante a tarde, a partir das 14h, as atividades serão na Aldeia Tänhve (Rua Lisboa, n° 130, Balneário Cassino), com roda de conversa, momentos de escuta, partilha e construção coletiva. Os organizadores recomendam que os participantes levem sua cadeira para maior conforto. Ao longo do dia, será ofertada água quente para o chimarrão, e o público também está convidado a levar alimentos para compartilhar.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas