Notícias
Conselho Municipal do Idoso promove Mês da Longevidade em outubro, com destaque para o Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
24/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Foto: Encontro de avós e avôs realizado no último mês na Prefeitura, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos (Arquivo/PMRG)
Com uma programação diversificada, que incluirá ações sociais, atividades esportivas, desfiles e bailes, todas voltadas à valorização do envelhecimento, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) promoverá durante todo o mês de outubro, o “Mês da Longevidade”. O destaque é para a realização do Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que conta com o apoio institucional da Prefeitura do Rio Grande.
O Fórum tem como objetivo discutir a saúde, os direitos e as políticas públicas direcionadas a esta parcela da população no Município e ocorrerá no dia 1º de outubro, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, na sede do Executivo Municipal.
O encontro funcionará como um espaço para reunir a sociedade civil, instituições e o poder público, com o objetivo de aprofundar o debate sobre questões relevantes, como o processo de envelhecimento, a efetividade da Rede de Proteção e as principais barreiras sociais encontradas pela população idosa no dia a dia. A data escolhida marca o Dia Internacional da Pessoa Idosa e abre a programação do "Mês da Longevidade" em Rio Grande.
Para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Marcia Emmendoerffer, o evento é uma ferramenta para o avanço de pautas importantes. "Garantir um envelhecimento digno e ativo, combater o isolamento social, é possível discutir nos ambientes desenvolvidos pelos Fóruns. Se queremos política pública efetiva, use a sua voz e envolva-se no Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa", destaca Marcia.
Ação Social na Praça Tamandaré
Além do Fórum, outro destaque será a Ação Social que ocorrerá no dia 15 de outubro na Praça Tamandaré. A iniciativa levará até a comunidade atendimentos realizados no local através das secretarias municipais de Saúde (SMS) e assistência social (SMADH). Além da oferta de atendimento jurídico através do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Anhanguera de Rio Grande, e comercialização de artesanato, brechós e gastronomia.
A organização geral do Fórum é do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, em parceria com o Sesc e a Unimed Litoral Sul, e apoio do Executivo Municipal
Programação do Mês da Longevidade:
01/10 – Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – Salão Nobre – PMRG (Abertura do Mês da Longevidade)
I FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA: construindo um futuro (Programação)
8h: Credenciamento
9h: Abertura
10h: Momento Cultural – Coral Maturidade Ativa
10h15: Coffee-break
10h30: Rede de Proteção à Pessoa Idosa
13h30: Profª Drª Denise Leão – NUTI/FURG : Envelhecimento e Barreiras Sociais: O Protagonismo da
Pessoa Idosa
15h: Momento Cultural – Carimbó M1H
15h15: Coffee-break
15h30: Prof. Marcus Vinicius – SENAC: Envelhecimento e Barreiras Sociais: acessibilidade digital.
17h Encerramento
02/10 – Baile do GIRG – S.C. Águia Branca
03/10 – Baile E-Multi Portuária
04/10 – Baile dos Anos Dourados – Praça Xavier
05/10 – Ação Social Bailinho do Cassino
07/10 – Bingo – Paris Hotel
08/10 – Baile do GUMIRG – S.C. Águia Branca
10/10 – Sessão Solene na Câmara de Vereadores
11/10 – Aulão Solidário – Grêmio Esportivo Nacional – Vila da Quinta
13/10 – Torneio de Câmbio – Ginásio Farydo Salomão
15/10 – Ação Social – Praça Tamandaré
17/10 – Show do Maneca – Auditório HU
18/10 – Baile de Idosos – Grupo Hidráulica
20/10 – Atividade Física no CRAS Hidráulica
23/10 – Sarau no Mercado Municipal
24/10 – Desfile Maturidade – Praça Shopping
27/10 – Palestra no Salão Nobre – Kátia Melissa Martins/Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Pessoas Idosas/ Tema da palestra: Política Nacional de Cuidados da Pessoa Idosa.
31/10 – Baile dos Avós – Praça Shopping
Compartilhe:
de
0