Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rio Grande recebe certificado Sisbi-POA e pode comercializar produtos de origem animal para todo Brasil

25/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O secretário de Agricultura e Pecuária, Nilson Pinheiro, e os veterinários da pasta, Carlos Henrique Schabbach e Márcio Moraes, estiveram na quarta-feira (25) em Rio dos Cedros-SC, para o evento de encerramento do ConSIM3, projeto do governo que visa a ampliação de mercados para agroindústrias. Durante a ação, Rio Grande recebeu o certificado do  Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) atestando que as agroindústrias do Município já podem comercializar seus produtos para todo Brasil, a partir do trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Projeto ConSIM atua em três frentes: qualificação técnica, orientação regulatória às agroindústrias e mobilização de lideranças locais. A adesão ao sistema permite que municípios, estados e consórcios tenham equivalência de inspeção com o Mapa, abrindo oportunidades para que agroindústrias familiares alcancem mercados além de seus limites locais.

“Através deste projeto tivemos nosso serviço de inspeção reconhecido como equivalente ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Com o selo Sisbi-POA, comerciantes rio-grandinos agora podem vender seus produtos para todo o país, anteriormente só era permitido dentro da cidade do Rio Grande”, comemorou o secretário Nilson.

Para viabilizar a autorização, 22 municípios da Região Sul do RS formaram o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes). Destes, Rio Grande, Pelotas e Jaguarão já estão aptos a integrar o sistema, por terem aprovado legislação local de adequação às regras federais. Os demais poderão ser incluídos de forma mais ágil por meio do consórcio. Três agroindústrias-piloto também estão finalizando os últimos ajustes para iniciar suas vendas em escala nacional: Mar Atlântico (pescados, de Rio Grande); Flor do Pampa (mel, de Jaguarão); e Bergmann Embutidos (embutidos, de Pelotas).

A cerimônia em Santa Catarina contou com a presença do ministro do Mapa, Carlos Fávaro, que afirmou se tratar de um momento histórico. “O Sisbi amplia as oportunidades dos pequenos produtores, assegura alimentos de qualidade para os consumidores e já alcança mais de 1.400 municípios. Até o próximo ano, queremos chegar a 2.500, fortalecendo a renda no campo e a economia nas cidades, com mais segurança e competitividade para a produção brasileira”, disse.

Em sua 3ª edição, o ConSIM, que compreendeu o ciclo 2024/2025, resultou na integração de 33 consórcios públicos municipais ao Sisbi-POA, abrangendo 593 municípios de 12 estados: MG, AL, BA, ES, MS, MT, PB, PE, RO, RS, SC e SP.

Plataforma digital e-Sisbi 2.0

O evento também marcou o lançamento da plataforma digital do e-Sisbi 2.0 que automatizou o processo de integração, desde o cadastro até a análise final. Essa inovação reduz pendências e acelera prazos, permitindo a homologação em tempo recorde dos 33 consórcios agora incluídos.

Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária

--

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas